• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 13:17:13 -03

    Carlitos faz cem anos com filmes exibidos ao ar livre

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    21/10/2014 02h13

    Faz cem anos que ele surgiu, já roubando a cena. Enquanto garotos disputam corrida num ancestral do kart moderno, um sujeitinho de chapéu-coco e bengala desfila com andar desajeitado em frente à câmera, atrapalhando a filmagem da competição.

    O curta mudo "Corridas de Automóveis para Meninos" (1914) marca a aparição de Carlitos, personagem do inglês Charles Chaplin (1889-1977).

    O centenário será comemorado pela Mostra de Cinema de São Paulo com a exibição ao ar livre desse curta e do longa "O Circo" (1928), no parque Ibirapuera no dia 1º. Nesta terça (21) o festival também projeta o documentário "Charles Chaplin: A Lenda do Século", feito para a TV francesa.

    UA/MPTV/Brainpix
    O ator Charles Chaplin em cena do filme 'O Circo' (1928)
    O ator Charles Chaplin em cena do filme 'O Circo' (1928)

    "O Carlitos ainda é e sempre será um herói", diz à Folha a atriz Geraldine Chaplin, 70, filha do comediante. "Ele podia rir e chutar o traseiro das autoridades, que é o que todos gostaríamos de fazer."

    Último filme mudo da carreira de Chaplin, "O Circo" foi também o primeiro a lhe valer um Oscar. Nele, Carlitos encontra trabalho no picadeiro e se apaixona pela filha acrobata do dono do lugar.

    "As pessoas falam muito que há um senso de dignidade no personagem. Para mim, é mais um vagabundo com desejo de ser um pequeno burguês. Um pouco como todos nós: na sarjeta, mas olhando as estrelas", diz Geraldine.

    "Corridas...", diz a americana, "é um verdadeiro documento histórico". "Se você prestar bem atenção ao público que tenta assistir à corrida enquanto meu pai rouba os holofotes, vai ver que estão até com vergonha, mas já notam que ele é um entertainer'."

    Ela diz, contudo, que prefere o Carlitos de "O Vagabundo", de 1915. "Foi quando ele botou emoção: se apaixona por uma garota e tem um final clássico, caminhando para o horizonte, meio triste, mas com um pouco de esperança."

    Quando Geraldine, estrela dos filmes "Doutor Jivago" (1965) e "Cría Cuervos" (1976), entrou para o cinema, diz que não recebeu "críticas construtivas" de Chaplin. "Nem dicas. Ele simplesmente vestiu a carapuça de pai. Dizia que eu era sempre a melhor parte dos meus filmes."

    CHARLES CHAPLIN: A LENDA DO SÉCULO
    (UN JOUR, UNE HISTOIRE: CHARLIE CHAPLIN, LA LÉGENDE DU SIÈCLE)
    DIREÇÃO Anne Le Bouc'h e Frédéric Martin
    PRODUÇÃO França, 2014, livre
    MOSTRA ter. (21), às 15h, no CineSesc; sáb. (25), às 14h, no Espaço Itaú - Frei Caneca; ter (28), às 19h40, no Espaço Itaú - Augusta

    CORRIDAS DE AUTOMÓVEIS PARA MENINOS
    (KID AUTO RACES AT VENICE)
    DIREÇÃO Henry Lehrman
    PRODUÇÃO EUA, 1914, livre
    MOSTRA sáb. (1º), às 20h, na área externa do auditório do parque Ibirapuera

    O CIRCO
    (THE CIRCUS)
    DIREÇÃO Charles Chaplin
    PRODUÇÃO EUA, 1928, livre
    MOSTRA sáb. (1º), às 20h, na área externa do auditório do parque Ibirapuera

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024