• Ilustrada

    Monday, 20-May-2024 19:08:58 -03

    Obsessão pela beleza guia filme venezuelano

    GABRIELA SÁ PESSOA
    DE SÃO PAULO

    23/10/2014 02h16

    Depois de brincar no quintal, as irmãs Estefanía e Carolina entram em casa e calçam os pés sujos em sandálias infantis de salto alto. É uma das primeiras cenas de "3 Belezas", filme do venezuelano Carlos Caridad-Montero que critica a obsessão pelos concursos de beleza em seu país.

    Segundo o diretor, a febre é tamanha que a Venezuela tem duas competições do gênero por dia –das misses escolares à miss Barbie, em que homens manipulam bonecas de plástico como se fossem mulheres reais.

    "Até os manequins têm silicone", conta Caridad-Montero, referindo-se aos seios avantajados das bonecas. "É um fenômeno em toda a América Latina, mas aqui define a vida da mulher, se ela é ou não contratada no emprego."

    Divulgação
    As atrizes Diana Peñalver e Fabíola Arace, observadas por Josette Vidal, em '3 Belezas'
    As atrizes Diana Peñalver e Fabíola Arace, observadas por Josette Vidal, em '3 Belezas'

    A trama, uma comédia com doses de humor negro, acompanha as irmãs da infância à vida adulta. Elas são preparadas pela mãe —uma costureira e ex-miss— para concorrer à coroa de Miss República.

    Os esforços envolvem desde uma dieta restrita a sessões de depilação com cera em uma criança. Há inclusive uma cena em que a mãe ensina as filhas como estimular o vômito após as refeições.

    Os exageros das garotas em busca de um padrão de beleza podem até parecer surreais. Porém, o que acontece na ficção foi baseado em uma pesquisa de 15 anos que o diretor desenvolveu enquanto escrevia o roteiro.

    VALE DO SILICONE

    O resultado foi tão surpreendente que ele resolveu aproveitar o material e rodar um documentário sobre o assunto, paralelamente à produção de "3 Belezas". "Más allá del Vale de la Silicona" (além do vale do silicone) deve ser finalizado em 2015.

    "É raro questionar essa cultura. O que estou fazendo talvez seja a primeira crítica no cinema venezuelano", afirma o diretor. A primeira exibição pública do filme aconteceu na quarta-feira (22), em sessão da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

    Na Venezuela, o longa estreia em janeiro de 2015. No Brasil, que lidera o ranking de cirurgias estéticas no mundo, ele espera que o filme seja discutido após as sessões: "Precisamos ser delicados, é a autoestima das mulheres. Não podemos culpá-las pela obsessão por beleza, não cometeram nenhum pecado".

    3 BELEZAS
    (3 BELLEZAS)
    DIREÇÃO Carlos Caridad-Montero
    ELENCO Diana Peñalver, Josette Vidal, Fabiola Arace
    PRODUÇÃO Venezuela, 2014, 14 anos
    MOSTRA qui. (23), 21h, na Cinemateca; sex. (24), 14h, no Reserva Cultural; qua (29), 15h15, no Esp. Itaú Frei Caneca

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024