• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 04:04:09 -03

    Filme 'Obra' faz retrato 'semi-apocalíptico' de São Paulo

    RODRIGO SALEM
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LOS ANGELES

    25/10/2014 02h38

    Único longa brasileiro presente no Festival de Toronto, principal porto de lançamentos na América do Norte, "Obra", de Gregorio Graziosi, é um filme que discute o futuro tentando desvendar o passado –tema ambicioso para quem só havia feito curtas, mesmo com passagem pelos festivais de Locarno e de Cannes.

    "São Paulo é uma cidade onde não há uma preocupação com o passado neste mar de arranha-céus", diz o cineasta de 31 anos, antes da segunda apresentação do filme no Canadá. "Desde que comecei a trabalhar no projeto, vi São Paulo parecida com a cidade do futuro de Metrópolis', de Fritz Lang. Só que envelhecida."

    Divulgação
    O ator Irandhir Santos em cena do filme 'Obra', do cineasta Gregorio Graziosi
    O ator Irandhir Santos em cena do filme 'Obra', do cineasta Gregorio Graziosi

    SEM CHÃO NEM CÉU

    Para esse clima "distópico semi-apocalíptico", ele e a equipe do diretor de fotografia André Brandão fizeram quatro meses de pesquisas.

    "A pesquisa de locação foi meticulosa. Fomos a 20 prédios da região da avenida 9 de Julho para achar uma imagem que lembrasse Metrópolis'", conta Brandão. "A ideia era até mais radical, de nunca mostrar o chão ou o céu, porque São Paulo tem esse clima claustrofóbico."

    O roteiro, escrito há dois anos, segue um arquiteto (Irandhir Santos) que repensa sua vida, seu papel e a própria família após um capataz (Julio Andrade) desenterrar corpos em uma escavação.

    "Me falaram que era uma ficção científica emocional", diz Graziosi, que abusa da câmera estática, dos momentos silenciosos e das locações.

    "Foi um roteiro conciso, sem trilha e pensando a captação do som como ambiência emocional. É um filme que tem uma relação grande com a arquitetura."

    OBRA
    DIREÇÃO Gregorio Graziosi
    PRODUÇÃO Brasil, 2014, 10 anos
    MOSTRA sáb. (25), 18h, no CineSesc; dom. (26), 22h15, no Espaço Itaú – Frei Caneca; seg. (27), 16h, no Cine Belas Artes

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024