• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 14:33:26 -03

    Manoel de Oliveira filma curta em seu jardim aos 105 anos

    ÚRSULA PASSOS
    DE SÃO PAULO

    28/10/2014 12h28

    O cineasta português Manoel de Oliveira, que completará 106 anos em dezembro, filmou sua obra mais recente praticamente sem sair de casa. Foi logo ali, no jardim do condomínio onde mora, em Porto que realizou o curta-metragem "O Velho do Restelo".

    No filme de 19 minutos que estreou no último festival de Veneza e faz parte da programação da Mostra de São Paulo, Dom Quixote e os escritores Camões, Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco encontram-se numa praça pública.

    A princípio, a ideia era filmar em estúdios em Lisboa. "Fomos eu, o diretor de produção e o assistente de Manoel ter com ele em sua casa para planejar o filme, e quando saíamos Manoel me encaminhou para os jardins do fundo e disse: 'E se fizéssemos o filme aqui?", conta o produtor também português Luís Urbano, que já tinha trabalhado com o cineasta em "O Gebo e a Sombra" (2012).

    Divulgação
    Cena de 'O Velho do Restelo' que será exibido hoje (28) na Mostra
    Cena de 'O Velho do Restelo' que será exibido hoje (28) na Mostra

    Segundo ele, ainda que dependessem do clima para o sucesso das filmagens no jardim, elas levaram uma semana. "Foi como se um grupo de guris fosse fazer um filme de amigos que contasse com a sorte para ter boas condições de meteorologia", diz.

    O curta reúne também excertos de outros filmes de Manoel, como "O Dia do Desespero" (1992), e de um longa russo, "Dom Quixote", de Grigori Kozintsev, de 1957.

    Urbano não concorda com aqueles que acreditam ser o curta um filme testamento ou um filme de legado. "Se houvesse casas de apostas que se dedicassem a apostar qual é o último filme de Manoel de Oliveira muita gente já teria ido à falência", brinca.

    Ele conta que, embora com idade avançada e com menos energia, Manoel tem um projeto pronto que já pode começar a ser filmado. É um roteiro que une três contos de Machado de Assis: "Missa de Galo", "Ideias do Canário" e "A Igreja do Diabo".

    "Mas a gente tem de ser realista, o mais provável é que nunca consigamos fazer este filme com ele. Se Manoel fosse eterno, continuaria a fazer filmes, porque é a condição para ele se sentir vivo."

    O VELHO DO RESTELO
    DIREÇÃO Manoel de Oliveira
    PRODUÇÃO Portugal/França, 2014
    MOSTRA ter. (28), 21h30, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024