• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 03:30:04 -03

    Crítica: É difícil crer nos caminhos da trama patética de 'O Apocalipse'

    SÉRGIO ALPENDRE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    29/10/2014 02h30

    A relação entre o ator Nicolas Cage e o apocalipse não é nova. É certo que a expressão de seu rosto sugere que ele está sempre à espera do fim do mundo. Mas não é bem isso.

    Em 2009, Cage estrelou o injustiçado "Presságio", de Alex Proyas, sobre um matemático que descobre, por uma lista de números relacionados a desastres, que o mundo está prestes a acabar.

    Em "O Apocalipse", de Vic Armstrong, o carismático ator interpreta Ray, um piloto de avião que negligenciou sua esposa, mulher que se tornou religiosa.

    Ele chega ao aeroporto com uma das aeromoças, com quem tem um caso extraconjugal. Encontra a filha, que está com o olhar inquisitivo de censura. Desde o início do filme, estamos no terreno da culpa.

    Divulgação
    Nicky Whelan e Nicolas Cage em cena do filme 'O Apocalipse'
    Nicky Whelan e Nicolas Cage em cena do filme 'O Apocalipse'

    Horas depois, durante um voo aparentemente tranquilo, somos apresentados a uma série de tipos estranhos, arquétipos da sociedade capitalista: o casal de idosos, o jovem com obesidade mórbida, o apresentador de TV canastrão, a imigrante em fuga, um anão invocado, entre outros.

    A intenção óbvia é fazer com que os tipos ali sejam lembrados mais tarde, porque essa informação será importante para o desenrolar da trama.

    De repente, algumas dessas pessoas desaparecem, deixando intactas suas roupas e adereços (correntinhas, terços e bíblias).

    O espectador sabe que o fenômeno se deu no mundo todo, e não demora muito para que Ray descubra isso e faça a associação entre aqueles que sumiram, ou seja, foram salvos, e os pobres pecadores que foram "deixados para trás".

    Deixando de lado a premissa da salvação, trabalhada de modo grosseiro, o que vemos a partir da descoberta é o típico filme catástrofe.

    Fica difícil acreditar nos caminhos que a trama segue, de tão patéticos. O resultado nos faz ter saudades de filmes como "O Inferno na Torre", clássico de antigas sessões da tarde, ou, mais recentemente, "O Voo", com Denzel Washington.

    O APOCALIPSE
    (LEFT BEHIND)
    DIREÇÃO Vic Armstrong
    ELENCO Nicolas Cage, Chad Michael Murray, Lea Thompson
    PRODUÇÃO EUA, 2014, 12 anos
    AVALIAÇÃO ruim

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024