• Ilustrada

    Tuesday, 07-May-2024 20:51:11 -03

    'Newsroom' estreia fase final relâmpago após baixa audiência

    DE SÃO PAULO

    09/11/2014 02h32

    "The Newsroom" começou em 2012 como um estouro. Nos primeiros cinco minutos, a série de Aaron Sorkin (criador de "West Wing") mostrou a que veio, com um discurso inflamado de seu protagonista, o jornalista Will McAvoy (Jeff Daniels), sobre o porquê de os Estados Unidos não serem o melhor país do mundo.

    A crítica elogiou: a revista "New York" classificou a série sobre a equipe de um telejornal como "inspiradora", enquanto a "Hollywood Reporter" afirmou que Sorkin consegue fazer até um total desiludido virar patriota.

    Após duas temporadas bem-sucedidas —foi indicada ao Globo de Ouro de melhor série dramática em 2013 e rendeu a Daniels um Emmy de melhor ator no mesmo ano—, a produção chega ao seu último ano. O primeiro episódio da terceira temporada será exibido neste domingo (9), nos EUA, e duas semanas depois, no dia 23, na HBO brasileira.

    Divulgação
    Os atores Jeff Daniels e Emily Mortimer em cena da primeira temporada de 'The Newsroom'
    Os atores Jeff Daniels e Emily Mortimer em cena da primeira temporada de 'The Newsroom'

    No primeiro ano, a série –que reflete sobre o modo de se fazer jornalismo hoje– focou, a cada episódio, um evento do noticiário recente, trabalhado por Will e sua equipe, capitaneada pela produtora MacKenzie (Emily Mortimer). No segundo, foi desenvolvida uma história mais longa, sobre uma notícia falsa dada pelo jornal.

    Embora os críticos tenham considerado que a qualidade da série melhorou com o tempo, a audiência caiu de um ano para outro. O episódio final da primeira temporada foi visto, ao vivo, por 2,3 milhões de americanos. Já no segundo ano, a audiência foi de 1,7 milhão de espectadores.

    Ainda assim, foi uma surpresa quando a HBO revelou que encerraria a série. Embora sua audiência estivesse longe de hits como "The Big Bang Theory" –cujo final da última temporada foi visto por 16,3 mi–, "Newsroom" é mais popular que "Girls", por exemplo. O fim do terceiro ano da série de Lena Dunham, renovada pela mesma HBO, foi visto por 670 mil pessoas.

    Sobre a última temporada, que terá seis episódios –quatro a menos que o primeiro ano–, pouco se sabe. Sorkin revelou –atenção, spoilers!– que será discutida a relação entre governo e jornalistas. "A equipe escuta uma história de alguém do governo, que quer o nome da fonte. Mas os jornalistas não revelam", contou ele à revista "Entertainment Weekly".

    Segundo o site americano "TV Line", tudo indica que a série termine em casamento entre Will e MacKenzie. Mas nada está certo por ora.

    Questionado sobre o final da trama, Jeff Daniels foi evasivo. "Terminamos a segunda temporada com um anel, e no primeiro episódio da terceira discutimos as madrinhas. Então... Talvez [tenha um casamento]", afirmou. "Eles querem se casar. Mas haverá obstáculos na relação dos dois. Se eles vão conseguir superá-los ou não, veremos."

    NA TV
    The Newsroom
    Estreia da terceira temporada
    QUANDO 23/11, às 21h, no HBO

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024