• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 01:17:14 -03

    Maior grupo de moda do Brasil prepara internacionalização

    PEDRO DINIZ
    COLUNISTA DA FOLHA

    07/11/2014 02h00

    Há seis anos, o empresário Nelson Alvarenga, 65, queria "viver em paz" e vender a marca Ellus, criada por ele em 1972 e reconhecida como a mais influente do "jeanswear" nacional. Mas não.

    Deu para trás, associou-se a um grupo de ex-acionistas do banco BTG Pactual e formou a holding Inbrands, maior conglomerado de moda do Brasil e dono, dentre outras marcas, da Richard's, da Alexandre Herchcovitch, da Bobstore e da VR.

    Acostumado a passar por todas as oscilações do mercado –"a Ellus sobreviveu a seis moedas e a 11 pacotes econômicos"–Alvarenga se prepara para a nova virada do grupo do qual é sócio: a internacionalização de suas marcas.

    "Atrasamos esse plano em razão da crise pós-2008. Tínhamos dinheiro em caixa, mas preferimos conhecer fornecedores de fora para diminuir o custo da roupa", diz.

    A Ellus hoje é gerida pela estilista Adriana Bozon, mulher de Alvarenga, que mantém o jeans como carro-chefe da grife, mas aposta em novos tecidos e uma imagem sexy que passa longe do ideal hippie dos anos 1970.

    Para Alvarenga, o mercado fashion atua, hoje, com a seleção natural de Darwin. "Vem uma crise e um monte de mentiroso sai do jogo. Ninguém mais dita tendências. Vivemos a era das marcas, não dos estilistas", decreta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024