• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 19:36:27 -03

    Regina Duarte volta à direção em peça com texto de Visniec

    IARA BIDERMAN
    DE SÃO PAULO

    08/11/2014 02h15

    A atriz e diretora Regina Duarte nunca tinha ouvido falar do dramaturgo romeno Matéi Visniec até assistir "2X Matéi", peça do autor apresentada no Festival de Teatro de Curitiba no ano passado.

    "Fiquei louca de paixão. Quando voltei a São Paulo comprei todos os livros dele", conta Regina à Folha. Com a mesma voracidade, ela produziu a montagem de "A Volta para Casa", do romeno.

    Segundo a diretora, o acirramento dos conflitos na Faixa de Gaza fizeram com que quisesse apresentar, ainda neste ano, a peça, que trata do sentido da vida e da morte em um cenário de fim de guerra.

    Com o Grupo de Estudos de Dramaturgia e Interpretação de Textos, que fundou em 2013, Regina começou a montagem. Conseguiu palco para apresentá-la no espaço MuBE Nova Cultural, mas, para isso, precisou finalizar o espetáculo em quatro semanas.

    Divulgação
    Regina Duarte dirige elenco da peça 'A Volta para Casa
    Regina Duarte dirige elenco da peça 'A Volta para Casa'

    "O grupo fazia de tudo, de decorar texto a negociar roupas em brechó para o figurino", diz Regina. "Foi lindo, mas exaustivo. Não sei se quero trabalhar de novo assim."

    Mas ela pretende continuar a dirigir, experiência iniciada em 2012, com a peça "Raimunda Raimunda". "Chegou um momento em que pensei: o que vou fazer neste terceiro ato da minha vida?'"

    Regina diz que vai continuar atuando (está no elenco de "Sete Vidas", próxima novela das 18h da Globo). Porém ela conta que já foi sondada por um grupo para montar uma peça.

    No momento, além da preparação para o folhetim, na qual viverá o papel de uma lésbica, Regina tenta "cortar o cordão umbilical" com o grupo que apresenta o espetáculo em SP. "Eles podem seguir sozinhos."

    A temporada segue até 6/12, às sextas e aos sábados –nestes últimos em sessão "corujão", começando às 23h30. "Já passei da idade de assistir a uma peça neste horário. Mas são só 50 minutos, e há um público que está acostumado a fazer programas mais tarde."

    No espetáculo, estão reunidos três textos de Visniéc, "curtos, mas densos". Característicos do autor, temas "pesados" são tratados com ironia e humor. "É tão sério que vira patético", diz Regina.

    A plateia, porém, não ri, conta a diretora. "Como o tema é muito impactante, acho que o público fica reprimido, não tem coragem de rir."

    A VOLTA PARA A CASA
    QUANDO sex., às 21h30, sáb., às 23h30; até 6/12
    ONDE Teatro MuBE Nova Cultural, r. Alemanha, 221, tel. (11) 4301-7521
    QUANTO de R$ 20 a R$ 60
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024