• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 05:50:33 -03

    Crítica: Criolo toca com riqueza poética e sonora nas feridas abertas

    LUIZ FERNANDO VIANNA
    COLUNISTA DA FOLHA

    11/11/2014 02h03

    Foi tão forte o impacto em 2011 de "Nó na Orelha", para quem não conhecia Criolo, que exigir o mesmo de "Convoque Seu Buda" seria injusto. Mas o rapper se sai tremendamente bem no desafio do disco seguinte ao estouro.

    Suas melodias e letras são colagens de diversas referências, o que o diferencia do "rap de periferia", digamos, mais ortodoxo. Ele se torna, assim, mais palatável para os artistas da MPB e para o público de classe média.

    Mas isso não atenua a força de sua música, que é intensa, por exemplo, em versos da canção "Esquiva da Esgrima": "A cor da minha pele eu sei bem quem critica"; "Cada cassetete é um chicote para um tronco"; "É o céu da boca do inferno esperando você".

    Não há, para ele, a ilusão do consenso de classes. O confronto é necessário ("Azedar é a meta", diz em "Duas de Cinco"). E não adiantam apenas boas intenções, como critica na faixa-título: "Mudar o mundo do sofá da sala, postar no insta/ E se a maconha for da boa, que se foda a ideologia".

    Raquel Cunha/Folhapress
    Criolo exibe a capa de seu novo disco, 'Convoque Seu Buda
    Criolo exibe a capa de seu novo disco, 'Convoque Seu Buda'

    Muita gente continua sem ser convidada para a festa, sempre lembra Criolo. Nem por isso deixa de haver lugar para o humor, como em "Cartão de Visita", crônica que faz rir e doer ao mostrar que pobre serve como consumidor, não como cidadão.

    SURPRESA

    Samba ("Fermento pra Massa"), reggae ("Pé de Breque"), sons do Nordeste ("Pegue pra Ela"), guitarras roqueiras e, claro, muito rap formam um caldo que torna cada faixa uma surpresa.

    Sai-se da raiva ruidosa de "Plano de Voo" (duo com o rapper Síntese) e vem a voz serena desse grande artista que é Rodrigo Campos, autor de "Califórnia Azul", que inspirou "Duas de Cinco".

    O crack é o tema de "Casa de Papelão" e não falta em "Duas de Cinco": "No meio do caminho da educação havia uma pedra/ E havia uma pedra no meio do caminho".

    As feridas são abertas, e Criolo toca nelas com muita riqueza poética e sonora.

    CONVOQUE SEU BUDA
    ARTISTA Criolo
    GRAVADORA Oloko Records
    QUANTO R$ 16,90
    AVALIAÇÃO ótimo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024