• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 12:03:09 -03

    Projetos recentes ampliam ideia de interação entre público e HQ

    ALEXANDRE MATIAS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    17/11/2014 02h05

    Dois dos projetos mais ambiciosos de Randall Munroe abordam as possibilidades de interação entre obra e público de formas distintas.

    "Click and Drag" –"clique e arraste", coisa que o leitor de fato pode fazer é de 2012 e se inspira em um passatempo comum na rotina digital: passear por mapas na rede.

    "Eu achava um rio perto de casa e começava a clicar e arrastar o mapa para seguir o rio até o oceano, e isso levava meia hora, passava por várias cidades e dava a sensação de estar explorando."

    "Time" era um experimento com o tempo. Munroe convidava o leitor a seguir uma história que teria um novo quadrinho a cada hora, ao longo de 123 dias. "Era algo entre tira na internet e filme. Achei que seria uma forma única de contar uma história sobre o tempo."

    No texto do discurso de agradecimento pelo Prêmio Hugo de melhor história gráfica, dado a "Time" neste ano, o autor pedia ao escritor Cory Doctorow, que o receberia em seu lugar, para ler uma palavra por hora.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024