• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 10:24:29 -03

    Lemony Snicket se desculpa por piada racista no National Book Awards

    DE SÃO PAULO

    21/11/2014 17h08

    Autor dos livros infantis "Desventuras em Série", Daniel Handler, conhecido pelo pseudônimo Lemony Snicket, se desculpou por uma piada feita enquanto apresentava o National Book Awards, nesta quarta (19).

    Snicket fez comentários sobre a alergia da escritora negra Jacqueline Woodson a melancia —um estereótipo racista norte-americano, associado à escravidão.

    "Meu trabalho na premiação era iluminar escritores tremendos, incluindo Woodson e não eclipsá-los com minhas péssimas tentativas de humor", escreveu ele em sua conta no Twitter. "Eu claramente não consegui, e estou arrependido".

    A obra pela qual Woodson recebeu o prêmio de literatura jovem, "Brown Girl Dreaming", é um livro de memórias sobre crescer na Carolina do Sul e Nova York nos anos 1960 e 1970, no turbilhão dos movimentos pelos direitos civis. Ela era a única finalista negra.

    Depois que a autora subiu ao palco para receber seu prêmio, Handler voltou ao palco.

    "Eu disse que se ela vencesse eu lhes contaria algo que descobri neste verão. Jacqueline Woodson é alérgica a melancias. Pensem nisso," ele disse. "Eu disse a ela: 'Você tem que por isso em algum livro', e ela me disse pra fazê-lo. Então eu disse que só escreveria um livro sobre uma menina negra que é alérgica a melancias se você, Cornel West, Toni Morrison e Barack Obama disserem que é ok".

    O comentário repercutiu nas redes socias. O blogueiro David Perry disse que "um autor branco e poderoso fazer piada sobre melancias enquanto entrega um prêmio a uma escritora negra passa a mensagem de que 'não importa o que você escreva, o que você faz ou o que conquista, você sempre será uma autora negra, não uma autora'".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024