• Ilustrada

    Monday, 20-May-2024 17:14:20 -03

    Três filmes brasileiros participam do Festival de Havana

    DA AFP

    26/11/2014 16h27

    Vinte e um filmes latino-americanos, entre eles três brasileiros, disputarão o Prêmio Coral de Longa-metragem de ficção no 36º Festival de Cinema de Havana, entre 4 e 14 de dezembro. O evento deste ano vai homenagear o escritor colombiano Gabriel García Márquez, morto em abril.

    Os longas "Trago Comigo", de Tata Amaral, "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz e "A Estrada 47", de Vicente Ferraz, serão os representantes brasileiros na mostra.

    A Argentina é o país mais bem representado este ano, com seis filmes, a maioria em coprodução com outros países: "Relatos Selvagens", de Damián Szifrón; "El cerrajero", de Natalia Smirnoff; "La Tercera Orilla", de Celina Murga; "Jauja", de Liandro Alonso; "Refugiado", de Diego Lerman, e "Aire Libre", de Anahí Berneri.

    Divulgação
    Os atores Júlio Andrade, Thogun Teixeira, Daniel Oliveira, Ivo Canelas e Francisco Gaspar em cena do filme 'A Estrada 47', de Vicente Ferraz
    Júlio Andrade, Thogun Teixeira, Daniel Oliveira, Ivo Canelas e Francisco Gaspar em 'A Estrada 47'

    Cuba será representada por quatro filmes, entre os quais se destaca "Conducta", com roteiro e direção de Ernesto Daranas ("Los Dioses Rotos", 2009).

    Produções de Chile, Colômbia e México (duas de cada país), bem como de República Dominicana e Uruguai (uma de cada) completam a lista de aspirantes ao prêmio principal.

    HOMENAGEM

    O homenageado do ano, Gabriel García Márquez, é considerado um dos principais incentivadores do festival cubano.

    "Esta homenagem é fundamental para nós, porque o consideramos um dos fundadores e vai reger o desenvolvimento do festival", afirmou o diretor do evento, Iván Giroud, destacando que a mostra será um tributo à relação do escritor colombiano "com Cuba, com o cinema latino-americano e com Fidel Castro".

    As homenagens incluirão um encontro na Fundação do Novo Cinema Latino-americano e a exibição de vários documentários sobre o escritor, como "Buscando a Gabo" (Colômbia), de Luis Fernando Bottía; "Gabriel García Márquez: La escritura embrujada" (Colômbia, França, Itália), de Yves Billon, Mauricio Martínez-Cavard e Tales Beyond.

    Outros homenageados serão os diretores Mario Handler (Uruguai), Ulrich Seidl (Áustria), Jorge Cedrón (Argentina) e Raoul Peck (Haiti).

    As novidades deste ano serão a projeção, inédita em Cuba, pelo sistema digital "DCP", e a aquisição de um sistema de projeção móvel, que permitirá levar o evento a "12 pontos" de Havana que não têm salas de cinema.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024