• Ilustrada

    Sunday, 19-May-2024 12:44:00 -03

    Comédia de humor negro 'Relatos Selvagens' leva 174 mil ao cinema

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    27/11/2014 02h40

    O rosto de Ricardo Darín estampa o pôster de mais um filme argentino, "Sétimo", que estreia nesta quinta (27) no Brasil. Mas é outro longa que conta com o onipresente ator no elenco que tem se revelado um verdadeiro fenômeno.

    Há cinco semanas em cartaz no Brasil, o longa "Relatos Selvagens", de Damián Szifrón, já levou mais de 174,7 mil pessoas aos cinemas do país, segundo serviço de verificação de bilheterias Rentrak. Está em nono lugar entre os filmes mais vistos da semana.

    Para se ter uma ideia do êxito dessa comédia de humor negro, em 2013, a soma de público de todos os 14 filmes argentinos exibidos no ano no Brasil foi de 500 mil pessoas, segundo dados da Ancine.

    Divulgação
    Ricardo Darín em cena do filme 'Relatos Selvagens'
    Ricardo Darín em cena do filme 'Relatos Selvagens'

    A trama do longa gira em torno de seis histórias independentes, uma delas protagonizada por Darín, que têm em comum o desejo de vingança. Em situações que alfinetam as tensões sociais na Argentina, os personagens estão sempre à beira de um colapso nervoso.

    Nos cinemas argentinos, o filme, que estreou em 21 de agosto, foi o mais visto de 2014, superando os 3 milhões de público. É o longa mais visto no país nos últimos 25 anos e foi selecionado para tentar disputar uma vaga no Oscar.

    "Está à altura de qualquer filme estrangeiro", elogiou o crítico Gaspar Zimerman, do diário "Clarín". "Aquilo que não se acreditava que poderia ser feito aqui, agora se pode."

    Em território brasileiro, o filme se beneficiou do boca a boca. Contrariando a tendência dos longas em cartaz, sua bilheteria cresceu 20% da semana passada para a atual. Foi o único entre os 20 mais vistos que teve aumento, apesar da exibição em apenas 32 salas.

    Comparações com a atual produção nacional não faltaram, especialmente em grupos de discussão sobre audiovisual nas redes sociais.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024