• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 12:06:32 -03

    Morre aos 94 anos a escritora P.D. James, 'dama' dos romances policiais

    DE SÃO PAULO

    27/11/2014 12h26

    Morreu nesta quinta-feira (27), aos 94 anos, a escritora britânica Phyllis Dorothy James, criadora de inúmeras histórias policiais estrelando o detetive Adam Dalgliesh.

    Segundo a editora Faber and Faber confirmou ao jornal "The Guardian", James morreu em sua casa em Oxford, Reino Unido, na manhã de quinta.

    Nascida em 1920, a escritora parou de estudar aos 16 quando se mudou com o pai para Inland Revenue. Aos 21, casou-se com Wernest White, com quem teve duas filhas durante a Segunda Guerra Mundial.

    Seu marido, enviado à guerra, retornou para cassa com problemas psicológicos, o que levou James a trabalhar na administração de um hospital para poder sustentar a família. Nesta época, quando White estava hospitalizado e as crianças na escola, começou a escrever.

    Em entrevista concedida a "Paris Review" em 1994, James revelou que se dedicava a romances policiais para praticar a escrita, antes de poder passar para "romances mais sérios", mas acabou pegando gosto pelo gênero.

    "Gosto de uma ficção estruturada, com começo, meio e fim", disse na ocasião.

    Ela foi reconhecida internacionalmente após seu oitavo livro, "Sangue Inocente", de 1980, que vendeu milhões de cópias no mundo.

    No ano passado, a escritora disse a BBC que estava trabalhando em um novo livro. "É importante escrever mais", disse.

    "Com a idade, fica bem difícil. Demora mais para a inspiração chegar, mas a coise de ser uma escritora é que você sempre precisa escrever".

    Sobre sua cria, o detetive Dalgliesh, James revelou ter dado ao personagem as qualidades que admira. "porque esperava que ele se tornasse uma figura permanente, e se isso acontecesse, era melhor gostar dele". O detetive seria o protagonista de 14 livros da britânica.

    Desde 1962, quando lançou o primeiro deles, "O Enigma de Sally", a autora foi reconhecida com o prêmio Diamon Dagger, entregue pela associação de escritores de crime, e com um Mystery Writers of America Grandmaster.

    Em 1991, recebeu da rainha Elizabeth o título de baronesa James de Holland Park.

    Nos anos 1990, foi acusada de elitismo por retratar um detetive erudito investigando crimes que sempre ocorriam na classe média. A polêmica surgiu após a escritora declarar, durante uma entrevista, "que não há escolha moral nos guetos do interior da cidade, onde o crime é a norma e assassinatos são comuns".

    James criou também uma detetive mulher, chamada Cordelia Gray e pertencente à classe operária do Reino Unido. A personagem, porém, durou por apenas dois romances ("Trabalho Impróprio Para Uma Mulher" e "O Crânio Sob a Pele"), sendo abandonada quando sua versão televisiva teve um caso e engravidou.

    "Percebi que minha personagem tinha ido embora", lamentou James sobre o fato.

    Em 1992, publicou seu primeiro romance não criminal, "The Children of Men", que se passa em um futuro distópico e foi adaptado para o cinema em 2006 com Julianne Moore —no Brasil, o filme foi lançado como "Filhos da Esperança".

    Outras obras assinadas por ela são "A Torre Negra", "Morte no Seminário", "Sala dos Homicídios" e "Mente Assassina", escreveu "Segredos do Romance Policial", outro livro de não ficção publicado em 2012.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024