• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 00:56:34 -03

    Morre aos 85 anos o ator Roberto Bolaños, o Chaves

    DE SÃO PAULO

    28/11/2014 18h55

    Morreu nesta sexta-feira (28) o ator mexicano Roberto Bolaños, conhecido por criar e interpretar os personagens Chaves e Chapolin Colorado.

    Bolaños tinha 85 anos e morreu em sua casa em Cancún, no México, onde morava com a mulher, a também atriz Florinda Meza, que faz o papel da Dona Florinda no programa "Chaves".

    Ator, escritor e produtor de televisão, ele sofria de problemas respiratórios havia anos por ter fumado durante muito tempo. Em março de 2012, foi internado em hospital na Cidade do México devido a uma insuficiência respiratória.

    A série "Chaves", criada e protagonizada por ele na década de 1970, tornou-se um fenômeno internacional, sendo exibida no Brasil, Tailândia e Rússia, além de ser o programa mais visto na televisão mexicana.

    Nascido em 1929, Bolaños escreveu e adaptou mais de 50 roteiros de cinema e atuou em 11 filmes.

    Em seus últimos anos, em Cancún, adaptou-se aos novos tempos: criou uma conta no Twitter, que soma mais de 6 milhões de seguidores.

    Sua última mensagem, publicada no dia 26 de novembro, era uma declaração de amor ao Brasil. "Todo mi amor, para Brasil", escreveu, respondendo a uma fã brasileira.

    A Televisa, principal emissora do México, sugeriu por várias vezes que alguém escrevesse as postagens em seu nome, mas ele se negou.

    "É minha conta e eu comando minhas mensagens", disse em uma ocasião.

    O apelido Chespirito, como é conhecido no México, foi tirado do diminutivo em espanhol de William Shakespeare. Um diretor de cinema o batizou assim por sua abundante produção de roteiros e por sua estatura baixa.

    Seu filho Roberto Gómez Fernández produziu uma série de desenhos animados com base no programa original com atores que é transmitida pelo canal a cabo Cartoon.

    A Televisa interrompeu nesta sexta-feira a programação de seus principais canais abertos e fechados de televisão, assim como de suas rádios, para fazer uma transmissão especial sobre sua vida e seus personagens.

    O comediante deixa seis filhos de seu primeiro casamento, Roberto, Marcela, Paulina, Teresa, Graciela e Cecilia.

    FOI SEM QUERER QUERENDO

    A série "Chaves" mostra a rotina e a interação de um grupo de pessoas em uma pequena vila, na qual o protagonista que dá nome a série, interpretado por Bolaños, vive em um barril.

    O programa se popularizou pelos bordões repetidos por seus personagens caricatos, "ninguém tem paciência comigo" e "foi sem querer querendo".

    Em janeiro, o SBT, que exibe a série no Brasil há anos, levou ao ar episódios inéditos da trama, que acabou gerando certa decepção aos fãs por utilizar uma dublagem nova.

    Nesta sexta, o programa era exibido no canal quando foi interrompido pela notícia de que Bolaños havia morrido.

    TRIÂNGULO

    Bolaños viveu um triângulo amoroso com seus colegas de série Carlos Villagrán, o Quico, e Florinda Meza, a dona Florinda. A atriz namorou Villagrán por anos antes de engatar um relacionamento com Bolaños. Villagrán deixou então o programa para seguir carreira solo.

    Essa não foi a única desavença no elenco: Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha, brigou com Bolaños em 1994 e iniciou uma disputa na Justiça para manter o direito de uso de sua personagem, que venceu em julho de 2013.

    "Chapolin", exibida originalmente até 1979 (e reprisada até hoje), parodiava programas americanos de heróis. De Las Nieves e Ramón Valdés, o Seu Madruga de "Chaves", integravam o elenco.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024