• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 05:58:57 -03

    Pato Fu lança álbum mais dançante da sua carreira

    GIULIANA DE TOLEDO
    DE SÃO PAULO

    02/12/2014 02h20

    Fernanda Takai contratou o melhor professor. Ninguém menos que o rei do pop, Michael Jackson (1958-2009), está a ajudando a aprender a dançar. Ou quase isso.

    "Eu estou jogando Michael Jackson' [The Experience] no [aparelho de videogame] Wii com a minha filha, para dançar melhor", conta à Folha a cantora, 43, aos risos. No videogame, que exige movimentos reais em frente à tela, o ápice, diz ela, será a coreografia de "Thriller" com Nina, 11. "Tentei outro dia e morri, quase que tive um ataque cardíaco."

    O esforço, para além da brincadeira, é incentivado pelo som do novo disco dos mineiros, "Não Pare pra Pensar", décimo de estúdio da carreira e o primeiro de inéditas desde "Daqui pro Futuro", de 2007.

    Em 22 anos, é o mais dançante que já fizeram, com pop rock e batidas eletrônicas. Além disso, é o primeiro de Fernanda, John Ulhoa (guitarra, pai de Nina), Ricardo Koctus (baixo) e Lulu Camargo (teclados) com o baterista Glauco Mendes, que assumiu o posto de Xande Tamietti.

    42fotografia/divulgação
    Da esq. para a dir., John Ulhoa, Lulu Camargo, Fernanda Takai, Glauco Mendes e Ricardo Koctus, membros do Pato Fu
    Da esq. para a dir., John Ulhoa, Lulu Camargo, Fernanda Takai, Glauco Mendes e Ricardo Koctus

    "Esse disco é todo dançandinho'. No show, vou ter que fazer alguma coisa, né?", diz Fernanda, que lançou seu último CD solo, "Na Medida do Impossível", em março. "Mas nunca esperem que um de nós vá pra Dança dos Famosos'", ri, citando o quadro do "Domingão do Faustão".

    Para ver as novas apresentações, porém, será preciso aguardar. Devem começar só depois do Carnaval.

    IMPACTO

    Fora de brincadeira, no entanto, é o propósito do grupo com o CD. "Depois de um tempo grande e por termos passado pelo Música de Brinquedo' [projeto para crianças, iniciado em 2010], que teve bastante sucesso, era importante fazer um disco muito consistente e impactante", comenta a vocalista.

    "A gente estava a fim de fazer um disco que fosse muito bom de ser tocado ao vivo. O nosso anterior foi muito contemplativo, muito calminho", explica John, que assina dez das 11 faixas –a exceção é "Mesmo que Seja Eu", cover de Roberto e Erasmo Carlos.

    Coisa rara na carreira, o guitarrista e produtor canta duas das composições: "Ninguém Mexe com o Diabo" e "You Have to Outgrow Rock'n Roll". A última, mais roqueira do CD, já tem clipe, mostrando o músico, aos 48, andando de skate com sua turma –todos tiozões do esporte. O hobby da juventude foi retomado há três anos.

    "O Pato Fu trafega muito pela ironia. A música diz você tem que abandonar o rock, que está velho, tem que arrumar uma família, parar de usar tênis e usar sapato. E o som é completamente ao contrário", ri o guitarrista.

    Também com inspiração biográfica foi feita "Eu Ando Tendo Sorte", pensada a partir do dia em que entrou no seu estúdio a tempo de apagar as primeiras chamas que começavam a consumi-lo.

    Além do casal, outra voz presente é a de Ritchie, autor do sucesso "Menina Veneno". Com Fernanda, ele divide a fofa "Pra Qualquer Bicho".

    NÃO PARE PRA PENSAR
    ARTISTA Pato Fu
    GRAVADORA Sony Music
    QUANTO R$ 19

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024