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    Crescimento de cursos de moda no Brasil gera boom livros da área

    PEDRO DINIZ
    COLUNISTA DA FOLHA

    03/12/2014 02h05

    O ano de 2014 foi dos mais prolíficos para o segmento de livros de moda e, segundo editores e autores, divisor de águas em relação à diversificação de assuntos, tanto para estudantes e professores quanto para o público leigo.

    Num comparativo com 2013, a editora Publifolha pulou de dois para nove lançamentos de livros do tema. O número alto é fruto da tradução de duas séries essencialmente visuais: a segunda parte da série "50 Ícones que Inspiraram a Moda" e "A Moda da Década".

    Segundo a diretora da Publifolha, Luciana Maia, a demanda cresceu nos últimos cinco anos devido ao fortalecimento dos cursos de moda oferecidos nas faculdades brasileiras.

    "A editora costuma publicar livros a preços acessíveis, nenhum ultrapassa os R$ 100. Estudantes procuram bastante esses livros pelo custo-benefício e por trazerem uma ampla pesquisa iconográfica", afirma.

    A tese de Maia é compartilhada por Kathia Castilho, diretora da Estação das Letras e Cores, editora que publica livros sobre design e moda em parceria com o Senac.

    "É um crescimento natural numa área que era imatura. Muita coisa era traduzida de fora tardiamente. Mas agora, com vários doutores sendo formados no país com trabalhos em comunicação e semiótica de moda, o próprio mercado demanda títulos nessas áreas", explica Castilho.

    Ela dá como exemplo o livro "A Moda Imita a Vida", do publicitário carioca André Carvalhal, sobre construção de marcas de moda. A primeira edição do livro, com 3.000 cópias, esgotou em um mês.

    "Há lacunas para preencher no mercado editorial. Temos que começar a pensar nas escolas e no material didático que os estudantes dessas universidades vão consumir", diz o estilista Mário Queiroz, doutor em semiótica.

    No mês passado ele lançou, pela editora Érica, braço da livraria Saraiva para escolas, o primeiro livro brasileiro passo a passo sobre passarelas, o "Organização de Desfiles".

    DÉCADAS

    A série da Publifolha "50 Ícones" trata da moda das décadas de 50, 60, 70, 80 e 90. Cada década é destrinchada em estilos e personalidades que marcaram época, em textos curtos.

    Já em "A Moda da Década", os autores Charlotte Fiell e Emmanuelle Drix reconstroem a história do vestuário por meio de ilustrações e reproduções de peças publicitárias. Cada 10 anos corresponde a um calhamaço com mais de 500 páginas.

    Os anos loucos da Era do Jazz (1920), a Grande Depressão americana (1930) e o impacto da Segunda Guerra Mundial (1940) são os fios condutores dos três títulos lançados até agora.

    "O mercado internacional é muito bem servido de publicações de moda, mas só agora o Brasil realmente começou a consumir esse tipo de literatura de forma mais abrangente, para além dos manuais de estilo", diz Maia.

    "Temos a nosso favor as boas parcerias com editoras do Reino Unido, de onde sairão os títulos que programamos para o próximo ano", completa.

    Entre essas parcerias ela destaca a da Laurence King, editora inglesa responsável pelos livros "100 Anos de Moda" e "100 Anos de Moda Masculina".

    O primeiro, lançado em 2012, é o maior best-seller da Publifolha no segmento de moda, com 12 mil livros vendidos. O título de moda masculina acaba de ser lançado e conta em textos e imagens a evolução do estilo masculino desde o início do século 20.

    No primeiro semestre de 2015 serão lançados outros quatro livros de moda pela Publiufolha, ainda sem títulos em português: "Icons of Women's Style" (Ícones do estilo das mulheres), "Icons of Men's Style" (ícones do estilo dos homens), "Vintage Fashion" e "The Fashion Book".

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