• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 04:32:39 -03

    Editora muda título de livro após reclamação de menina de sete anos

    DE SÃO PAULO

    03/12/2014 16h43

    Uma menina de sete anos conseguiu que a editora americana Abdo Publishing mudasse o título de um livro sobre insetos, que continha os dizeres "para garotos".

    Parker Dains, de Milpitas, na Califórnia, escreveu à editora depois que descobriu que o livro "Biggest, Baddest Book of Bugs" faz parte de uma série chamada "Biggest, Baddest Book for Boys".

    "Me deixou muito infeliz", disse ela. "Eu falei 'pai, temos que fazer alguma coisa rápido'".

    Reprodução
    Capa do livro 'The Biggest, Baddest Book of Bugs'
    Capa do livro 'The Biggest, Baddest Book of Bugs'

    Então ela escreveu uma carta em que dizia ter gostado "muito da seção sobre insetos que brilham no escuro e os testes do final", mas que "quando eu vi o título na contracapa, estava escrito 'Biggest Baddest Books for Boys' e isso me deixou muito infeliz, porque não existe essa coisa de livro de menino".

    Dains sugeriu que a publicação trocasse o nome para "para garotas e garotos", porque "algumas meninas querem ser entomologistas também".

    A Abdo, em resposta, disse que a menina tinha "um ótimo ponto" e que decidiu acatar o conselho —ao invés de adicionar as meninas, a editora retirou a referência aos meninos do título e mandou um novo exemplar para a casa de Dains.

    "Eu acho que é muito legal e a Abdo aprendeu uma lição. Se meninos quiserem, eles podem ter cabelos longos e meninas podem ter cabelos curtos, para o caso de eles quererem evitar piolhos que nem algumas amigas minhas da escola", disse ela ao jornal local.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024