• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 02:31:02 -03

    Ocupação Giramundo vira do avesso o teatro de marionetes

    IARA BIDERMAN
    DE SÃO PAULO

    05/12/2014 02h30

    Pés, mãos e cabeças de bonecos desconstruídos (ou em construção) são expostos ao público. Dito assim, parece filme de terror, mas é algo mais lúdico e singelo.

    As figuras fazem parte da mostra sobre o grupo mineiro Giramundo, que há 44 anos pesquisa e produz teatro de bonecos no Brasil.

    Instalada no Itaú Cultural, a Ocupação Giramundo se propõe a virar do avesso o trabalho da companhia, mostrando todo o processo de criação para um espetáculo chegar ao palco –o que explica os pedaços expostos dos bonecos desmontados.

    Divulgação
    Teatro: mão de ator dá vida ao gato 'Alice no País das Maravilhas', do grupo teatral Cia. Giramundo
    Teatro: mão de ator dá vida ao gato 'Alice no País das Maravilhas', do grupo teatral Cia. Giramundo

    Há também marionetes, croquis, objetos e fotos de peças que contam a trajetória do grupo desde os anos 1970.

    "A linha do tempo mostra desde os primeiros marionetes de papelão aos trabalhos recentes, que misturam bonecos artesanais com tecnologia digital", diz Valéria Toloi, gerente de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural e uma das curadoras do projeto.

    A última montagem do Giramundo, "Aventuras de Alice no País das Maravilhas", de 2013, tem até um boneco digital, o gato que aparece e desaparece da história publicada por Lewis Carroll em 1865.

    A "Alice" do Giramundo está mais próxima ao filme de Tim Burton, de 2010, do que ao desenho animado da Disney de 1951. "A peça pode ser vista pelo público infantil, mas é teatro adulto", afirma Beatriz Apocalypse, uma das diretoras do grupo.

    A montagem, que mistura atores de carne e osso com bonecos tradicionais e digitais, usa as vozes da cantora Fernanda Takai para a Alice e do ex-Mutante Arnaldo Baptista para o Chapeleiro Louco. A peça é parte da programação paralela à ocupação e será apresentada no dia 13, às 21h, no Auditório Ibirapuera.

    Outros criações do grupo serão apresentadas no Itaú Cultural: "Um Baú de Fundo Fundo" (nos dias 20 e 21), "Carnaval de Animais" (3/1 e 4/1) e "Miniteatro Ecológico – O Aprendiz Natural" (10/1 e 11/1). As apresentações são às 16h, com entrada gratuita e classificação livre. (iara biderman)

    OCUPAÇÃO GIRAMUNDO
    QUANDO de ter. a sex., das 9h às 20h; sáb., dom. e feriados, das 11h às 20h; até 11/1
    ONDE Itaú Cultural, av. Paulista, 149, tel. (11) 2168-1776
    QUANTO grátis

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024