• Ilustrada

    Monday, 13-May-2024 22:49:57 -03

    Erro em desenho faz livro de Millôr Fernandes virar alvo de recall

    DE SÃO PAULO

    05/12/2014 10h50

    O IMS (Instituto Moreira Salles) anunciou que irá substituir os 5.000 exemplares da primeira edição de "Millôr - 100 Desenhos + 100 Frases", lançado em julho.

    O livro atribui a Millôr Fernandes (1923-2012) um desenho do cartunista romeno-americano Saul Steinberg (1914-1999), famoso por suas ilustrações para a revista "The New Yorker". A imagem é acompanhada da frase "Analista é um sujeito que partindo de premissas falsas consegue chegar a conclusões perfeitamente equivocadas".

    O IMS deve informar na próxima semana como os leitores poderão trocar os exemplares.

    Reprodução
    Desenho de e Saul Steinberg erroneamente atribuído a Millôr no livro 'Millôr 100 desenhos + 100 frases'
    Desenho de e Saul Steinberg erroneamente atribuído a Millôr no livro 'Millôr 100 desenhos + 100 frases'

    Segundo o IMS, o erro foi percebido no início desta semana, quando a equipe de iconografia do instituto encontrou o mesmo desenho em uma publicação de Steinberg.

    A imagem está no acervo de Millôr no IMS. Nela há um comentário escrito à mão pelo artista: "O pé é aqui. Domingo saiu de cabeça pra baixo. Que pena! Abração Millôr".

    Esse tipo de recado, para editores de jornais em que Millôr trabalhou, é comum no acervo. "O comentário de Millôr induziu os editores do IMS a atribuir a ele o desenho", informou o instituto. A seleção das imagens foi feita pelo ilustrador Cássio Loredano. Procurado, ele afirmou que só falaria com autorização do IMS, que disse ser bastante a nota oficial que divulgou ontem.

    O mesmo desenho foi publicado por Millôr, corretamente atribuído a Steinberg, em sua coluna no "Jornal do Brasil", em outubro de 2001.

    Um dos principais artistas gráficos do século 20, Steinberg foi referência central na carreira de Millôr. Num chat em 1998, o brasileiro escreveu: "Steinberg é o maior artista plástico do século 20. Não convém compará-lo com artistas menores como Cézanne, Mondrian, Paul Klee. Ah, ia me esquecendo: Picasso".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024