• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 16:04:22 -03

    Netflix busca conquistar o mundo com nova série 'Marco Polo'

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    09/12/2014 02h00

    Dezenas de corpos empalados surgem em meio à fumaça. Uma camponesa chinesa, sobrevivente do massacre cometido pelos mongóis, interpela a caravana de viajantes europeus que chegam desavisados. "Isso é obra do bárbaro rei diabo", ela afirma.

    Com uma trama violenta, repleta de intrigas políticas e alta voltagem sexual, "Marco Polo", que estreia nesta sexta (12), é a ponta de lança da Netflix para conquistar o mundo.

    A série é a produção mais cara da história desse serviço de vídeos sob demanda via internet: só os dez episódios da primeira temporada custaram US$ 90 milhões (cerca de R$ 232 milhões).

    É também a primeira grande tacada internacional da empresa. Além de produzir o épico, a Netflix também será dona dos direitos globais de exibição de "Marco Polo", o que não ocorreu com outros dos produtos bem-sucedidos da empresa, caso do thriller político "House of Cards".

    Nada mais natural, portanto, que a história seja palatável ao Ocidente e ao Oriente: no século 13, o mercador veneziano Marco Polo (1254-1324) foi o primeiro europeu a produzir relatos detalhados sobre rincões da China e da Índia, até então desconhecidos da cristandade medieval.

    Divulgação
    Lorenzo Richelmy (ao centro), que vive o explorador Marco Polo
    Lorenzo Richelmy (ao centro), que vive o explorador Marco Polo

    "Marco Polo" descreve a longa viagem e a estadia do veneziano na corte do imperador mongol Kublai Khan, descendente do conquistador Gêngis Khan, a quem o mercador europeu serviu por quase 20 anos, vagando por seu vasto império oriental.

    Quem vive o personagem-título é o italiano Lorenzo Richelmy, que até então só havia participado de produções em cinema e TV na Europa.

    "Quando soube que planejavam esse seriado, pensei: não escalem um americano para vivê-lo'", conta à Folha o galã de 24 anos, que passou sete meses em locações por Itália, Cazaquistão e Malásia. Ele afirma que teve de enfrentar seis semanas de aulas de inglês, montaria e kung fu.

    CARGA ERÓTICA

    Artes marciais se espalham por cenas da série. Numa delas, a concubina Mei Lin (Olivia Cheng) trava combate de kung fu com três soldados estando totalmente nua.

    O forte teor erótico da nova série, aliás, remete a outro sucesso, o épico de fantasia "Game of Thrones", da HBO.

    "Mas nenhuma cena de nudez ou de sexo é gratuita", ressalva o coprodutor-executivo e roteirista Patrick Macmanus. "Nos textos originais, Marco Polo não descreve só lugares, mas fala de mulheres e de posições sexuais que até então não conhecia", diz.

    Para Macmanus, é o ingrediente familiar que renderá audiência à série. "As proporções são grandiosas, mas, no fundo, é um garoto que busca conhecer o pai." Marco Polo só foi apresentado ao progenitor na adolescência, quando a família partiu para o Oriente.

    "E o seriado também contará com o carisma de Richelmy", completa o produtor.

    Apesar da carreira ascendente, o ator, que passou a infância viajando com a família pela Ásia, diz não ter planos de viver em outros lugares, diferentemente de seu personagem. "Quero ficar em Roma para o resto da vida."

    NA TV
    Marco Polo
    Estreia da série
    QUANDO 12/12, na Netflix (netflix.com.br): para assinantes do serviço
    AVALIAÇÃO bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024