• Ilustrada

    Sunday, 19-May-2024 18:34:34 -03

    Em 'Herdeiro do Império', Timothy Zahn continua saga de Star Wars

    DOUGLAS LAMBERT
    EDITOR-ASSISTENTE DA 'TV FOLHA'

    11/12/2014 12h00

    Quem o vê passando pela rua não imagina que o senhor de meia idade, cavanhaque e cabelos brancos tenha sido tratado como um astro do rock em São Paulo, mas durante a Comic Con Experience, evento de cultura pop que aconteceu entre os dias 04 a 07 de dezembro, Timothy Zahn, 63, autor de mais de uma dezena de livros do Star Wars, distribuiu autógrafos por mais de 15 horas.

    "A recepção foi, sem dúvida, inesperada. A não ser que seja em um evento específico, como o Star Wars Celebration, eu já não chamo tanta atenção. Ainda assim fico no máximo duas horas autografando os livros, aqui sempre tinha mais um na fila."

    Tamanho alvoroço é explicado pelo lançamento no Brasil de "Herdeiros do Império", primeiro livro da Trilogia Thrawn, como sua série ficou conhecida. Nele, Timothy narra a investida do que restou Império Galáctico sobre a Nova República após os eventos retratados no filme "O Retorno do Jedi" (1983).

    "Foi uma ligação que caiu do céu. A Lucasfilm e a Bantam Books estavam procurando um autor para continuar as história em uma série de livros. A ideia era buscar um público mais adulto, que cresceu com os filmes da trilogia original e estava órfão de Star Wars. Eles haviam gostado do meu trabalho e me fizeram a proposta. Até então, o período pós "Jedi" não podia ser explorado. Em 1989 esse era um terreno proibido".

    Mas depois disso tudo ficou mais fértil e as aventuras de Han, Luke e Leia fora das telas do cinema acabaram ganhando volume e hoje fazem parte do "Universo Expandido". São história que exploraram os mais remotos cantos da galáxia muito, muito distante e apresentaram um número incontável de novos personagens, raças e tecnologias.

    A FORÇA RENASCE

    Mais de 30 anos após "O Retorno do Jedi", os fãs da série voltam a se alegrar no com a perspectiva do novo filme. O trailer com pouco mais de um minuto e meio de "Star Wars - O Despertar da Força" foi o suficiente para deixar muita gente em polvorosa. "Isso me diz que eles sabem porque nós gostamos de Star Wars. Tem uma cena muito boa das X-Wings voando em formação; o sabre-de-luz estranho, com uma lâmina que falha; o Stormtrooper no meio do deserto. Quem é ele? Ele é do bem? Do mal? Só alguém disfarçado? Existem intrigas, reviravoltas, potenciais surpresas. Tudo isso é apenas uma parte do que Star Wars se tornou".

    Com estreia prevista para dezembro de 2015, nem mesmo o veterano escritor consegue esconder a empolgação. "Sim, eu estou muito, muito empolgado e acho interessante que a Lucasfilm [companhia que detém os direitos da série e que George Lucas, seu criador, vendeu para a Disney] trate o Universo Expandido como um conjunto de lendas. Lendas são histórias contadas em volta de fogueiras. Algumas era invenções, outras verdades parciais, mas algumas eram realmente verdade. Pode ser que apareçam algumas migalhas, referências nos diálogos ou o vislumbre rápido de algum personagem do Universo Expandido. Nunca se sabe. Nós não sabemos no que a Trilogia Thrawn pode acabar se transformando".

    O resultado das gravações só será conhecido no daqui um ano. Resta apenas ficar na torcida para que uma "Nova Trilogia" não se repita. A "Nova Nova Trilogia"? Que a Força esteja conosco, e não os midi-chlorians.

    STAR WARS: HERDEIRO DO IMPÉRIO
    AUTOR Timothy Zahn
    EDITORA Aleph
    QUANTO R$ 39,90 (472 págs.)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024