• Ilustrada

    Friday, 17-May-2024 04:55:02 -03

    Memória: William Bonner já usou Homer para definir espectador

    NELSON DE SÁ
    DE SÃO PAULO

    17/12/2014 02h12

    "Os Simpsons" chegou ao Brasil dois anos depois de estrear nos Estados Unidos, via Globo. Passou por SBT, hoje está no canal pago Fox e, em programação errática, na Band. A 26ª temporada estreia em abril, na Fox.

    Uma amostra de sua repercussão no país é que, em 2005, o editor-chefe do "Jornal Nacional", William Bonner, costumava descrever o espectador do noticiário como Homer, exemplo do que seria o público médio aqui.

    O próprio Bonner se diz meio Homer, no sentido de pai de família, trabalhador.

    Voz de Homer no Brasil, o dublador Carlos Alberto Vasconcellos, 50, concorda: "Puxar para a coisa do bobão, do simplório, é uma bobagem. Homer já provou que, mesmo fazendo um monte de merda, é um pai responsável, que sempre conserta, do jeito dele".

    Parte da penetração da série no Brasil viria dessa identificação com a família —identificação que se transfere para o consumo, com uma nova coleção de roupas e acessórios da Riachuelo sendo a única celebração dos 25 anos da série, oficialmente.

    Fã do programa, Bianca Vargas, 20, estava no lançamento da coleção, em São Paulo, e vai pela linha de Bonner e Vasconcellos: "Homer, com a sua bobeira crônica, é um pai atrapalhado, mas do seu jeito sempre ajuda a sua família".

    NA TV
    OS SIMPSONS
    Exibição de episódios
    QUANDO Na Fox, de seg. a dom., às 20h; na Band, de seg. a sex., sem regularidade, por volta das 20h30; até 26/12 canal exibirá episódio com temas natalinos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024