• Ilustrada

    Sunday, 19-May-2024 20:42:11 -03

    Masp anuncia curadores de arte moderna, moda e fotografia

    SILAS MARTÍ
    DE SÃO PAULO

    17/12/2014 16h18

    Nomeado diretor artístico do Masp em setembro deste ano, Adriano Pedrosa acaba de definir a equipe que ajudará a conduzir o acervo do museu e a organizar suas mostras. Cada curador adjunto será responsável por uma área específica da coleção com cerca de 8.000 obras.

    Entre estrangeiros e brasileiros, eles trabalharão fora do museu, como consultores, mas ajudarão a ditar os rumos da instituição.

    A venezuelana Julieta González, curadora sênior do Museu Tamayo, na Cidade do México, será responsável por arte moderna e contemporânea. A área de fotografia ficará a cargo da artista Rosângela Rennó, conforme antecipado pela Folha na semana passada. Luiza Proença será curadora assistente do museu e deve se dedicar em tempo integral à instituição.

    "Queria uma curadora com mais experiência, alguém que pudesse me ajudar a pensar na programação como um todo. A Julieta tem uma pesquisa forte em torno de arte brasileira e contemporânea e também em torno de Lina Bo Bardi", diz Pedrosa. "Precisava de uma interlocutora desse nível."

    Mateus Bruxel/Folhapress
    A artista plástica Rosângela Rennó, que fará parte da diretoria artística do Masp
    A artista plástica Rosângela Rennó, que fará parte da diretoria artística do Masp

    Para a coleção de moda e vestuário, área considerada estratégica pelo museu, foi escalada a jornalista e editora de moda, Patricia Carta, que hoje dirige a edição brasileira da revista "Harper's Bazaar".

    Sobre a escolha de Carta e de Rosângela Rennó, Pedrosa explica que priorizou profissionais que não tivessem uma atuação acadêmica em seus respectivos campos, e sim uma experiência mais prática.

    "É curioso pensar que tanto a curadora-adjunta de fotografia quanto a curadora-adjunta de moda são pessoas com uma vivência reflexiva, crítica", afirma Pedrosa. "Elas têm um envolvimento com a prática e com o dia a dia dos seus campos de trabalho muito diferente da academia."

    Também foram anunciados os responsáveis pela expografia do museu, o arquiteto Martin Corullon, e pelo design gráfico da instituição, a cargo de Raul Loureiro.

    O Masp anunciou ainda a contratação da firma de arquitetura Piratininga Escritórios Associados, que será responsável por elaborar um plano diretor para as dependências do museu. Entre as prioridades do arquiteto José Armênio de Brito Cruz, estará repensar a sua entrada, removendo a bilheteria do vão livre.

    Três propostas estão sendo analisadas pela direção do Masp nesse sentido. Uma delas seria criar uma ligação subterrânea entre o museu e seu futurou anexo, mas há ainda a possibilidade de construir uma passarela sobre a rua Professor Otávio Mendes, ligando os dois prédios, ou deslocar a atual bilheteria para baixo da escada no vão livre.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024