• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 09:51:09 -03

    Análise: Show de Cocker em Woodstock o tornou um astro do rock

    ANDRÉ BARCINSKI
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    22/12/2014 18h47

    Poucos intérpretes do pop-rock ficaram tão marcados por uma única apresentação quanto Joe Cocker.

    No dia 17 de agosto de 1969, um domingo, Cocker e a Grease Band subiram ao palco do festival de Woodstock, às duas da tarde, para abrir o terceiro e último dia do evento. No show, Cocker interpretou "With a Little Help From My Friends", dos Beatles, canção que havia gravado um ano antes, com ajuda de Jimmy Page e Stevie Winwood.

    A interpretação de Cocker em Woodstock foi tão explosiva e marcante, com sua voz rouca e entrega total no palco, que o tornou um astro do blues-rock. Até a natureza pareceu reverenciar o cantor: no fim do show, um temporal bíblico desabou e interrompeu o festival por mais de três horas.

    A vida de Joe Cocker sempre foi assim: explosões de emoção seguidas por longos períodos nebulosos. No início dos anos 70, fazia grande sucesso comercial e tinha a carreira em alta, mas entrou numa espiral de álcool e drogas que quase o matou.

    No auge das bebedeiras, quando costumava esquecer letras de músicas em shows, teve um dos maiores sucessos da carreira, a balada "You Are so Beautiful" (1975).

    Mais anos de medo e delírio se seguiram. Em 1982, no entanto, outro sucesso inesperado - "Up Where we Belong", um meloso dueto com Jennifer Warner - acabou na trilha do filme "A Força do Destino", iniciando uma fase de músicas de sucesso em filmes, como "You Can Leave Your Hat On" ("Nove Semanas e Meia de Amor", 1986) e "When the Night Comes" ("An Innocent Man", 1992).

    Mas ninguém esquecia Woodstock. Tanto que o genial cômico John Belushi (1949-1982) fez, em 1976, uma paródia famosíssima no programa de TV "Saturday Night Live", em que imitava Cocker cantando e, invariavelmente, terminava caído no chão, jogando cerveja na própria cara.

    Naquele mesmo ano, numa prova irrefutável de bom humor, Cocker aceitou cantar junto com Belushi. "Isso é 'showbusiness'. Se alguém está te imitando, deve ser um bom sinal", disse Cocker à Folha em 2012, poucos dias antes de uma turnê no Brasil.

    Com a morte de Joe Cocker, é inevitável que sua antológica apresentação de Woodstock seja reprisada pela enésima vez, Mas celebrar o cantor apenas por aquela tarde é uma injustiça. Joe Cocker foi uma das grandes vozes do rock, do blues e do pop, um intérprete único e dono de uma voz inesquecível.

    Ele cresceu na Inglaterra cinza e triste do pós-guerra, tendo como raras alegrias de adolescência a música de Lonnie Donegan e dos pioneiros do rock, como Jerry Lee Lewis, Little Richard e Chuck Berry. Mas teve uma epifania mesmo quando ouviu Ray Charles, que o jogou na direção do blues e da soul music.

    A alegria contagiante de Charles num palco também marcou demais o jovem Joe Cocker. Na mesma entrevista à Folha, ele disse: "Sou uma pessoa tímida, mas acho o palco um lugar sagrado e importante, é lá que me solto.

    Não admito um artista que não tenha respeito por seu público e que suba ao palco sem dar o seu máximo. Hoje, em determinados momentos de meu show, eu tenho visões de momentos importantes da minha vida, de grandes instantes que passei no palco. Às vezes, olho para o público e percebo que as canções também lembram as pessoas de suas vidas, é muito bonito isso."

    Relembre hits do cantor Joe Cocker:

    Veja vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024