• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 10:02:01 -03

    'A Família Bélier' é ideal para o Natal, mas pode enjoar com tanta fofura

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    26/12/2014 02h10

    Assistir a "A Família Bélier" na época do Natal, com corações amolecidos e vontade incessante de devorar doces, é um programa ideal. Mas quem deixar para depois pode se sentir enjoado com tanta fofura.

    O longa que chega ao Brasil na esteira da bem-sucedida estreia na França é um produto feito sob medida para toda família se identificar.

    Como na casa de quase todo mundo, os Bélier são o papai Rodolphe, a mamãe Gigi, o irmão, Quentin, e Paula, adolescente meio cansada da rotina da escola e que tem na amiga Mathilde uma cúmplice.

    A única coisa diferente na casa dos Bélier é que, com exceção de Paula, todos são deficientes auditivos. A filha os ajuda, portanto, a se comunicar com quem não entende a linguagem dos sinais.

    Divulgação
    A atriz Louane Emera, a Paula de 'A Família Bélier'
    A atriz Louane Emera, a Paula de 'A Família Bélier'

    Sem temer o risco de ser acusado de transformar em caricatura o cotidiano dos deficientes auditivos, o diretor Eric Lartigau trata as situações em tom de comédia.

    A ambientação no interiorzão rural também tira proveito do humor estereotipado de tipos matutos que sustentou o fenômeno de bilheteria da comédia francesa "A Riviera Não É Aqui" em 2008.

    A seu favor, o ator belga François Damiens, que interpreta o pai, mais uma vez enriquece um personagem com seu arsenal burlesco. Já Karin Viard reduz a figura da mãe a uma sucessão de caretas e de gestos exagerados.

    A escolha de uma família "diferente", no entanto, logo vira pano de fundo, pois o filme toma outro rumo na trama em torno de Paula.

    Quando um professor de canto descobre que a filha dos Bélier possui uma bela voz, o filme passa a ser uma historinha superconvencional sobre a indecisão entre futuro promissor ou seguir a vidinha sem graça ao lado da família.

    Mas depois que a ouvimos cantar mais de três vezes "Je Vais t'Aimer", clássica "chanson" de Michel Sardou, até os mais românticos da plateia correm o risco de não conter as náuseas.

    A FAMÍLIA BÉLIER
    DIREÇÃO Eric Lartigau
    ELENCO Louane Emera, Karin Viard, François Damiens
    PRODUÇÃO França, 2014, 12 anos
    AVALIAÇÃO regular

    Veja vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024