• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 23:49:29 -03

    Em "Tim Maia", Globo trocou cenas de humilhação por depoimento positivo

    FERNANDA REIS
    DE SÃO PAULO

    05/01/2015 03h46

    Primeiro programa que fez parte da celebração dos 50 anos da Globo, o especial "Tim Maia - Vale o que Vier" -anunciado como uma recriação do filme de Mauro Lima, em cartaz nos cinemas- foi sucesso de audiência. Um espectador importante, entretanto, reclamou nas redes sociais: o próprio Lima.

    "Aos seguidores que não viram 'Tim Maia' no cinema, sugiro que não assistam a essa versão que vai ao ar hoje e amanhã na Globo", escreveu o cineasta no Instagram, em post fechado para seus seguidores, na quinta-feira (1º).

    "Trata-se de um subproduto que não escrevi daquele modo, nem dirigi ou editei. Seria um 'director's non cut'. Sugiro esperar sair no Now ou DVD, na sua forma original. Grato", concluiu.

    A primeira parte do programa, exibida no dia 1º, registrou 24 pontos de audiência na Globo. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP. O índice é particularmente bom porque naquele dia havia dez pontos a menos de televisões ligadas em relação à média do horário.

    Até 17 de dezembro, segundo dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema), o filme "Tim Maia" levou às salas de cinema 773.541 espectadores desde sua estreia em 30 de outubro de 2014.

    Como diretor contratado da produtora RT Filmes, Lima não precisaria dar sua autorização para que a Globo mexesse em sua obra. Rodrigo Teixeira, produtor do longa, diz ter acompanhado o especial enquanto era feito, assim como o próprio Lima.

    Teixeira ressalta ainda que o longa será exibido em sua versão original na Globo ainda neste ano. O público terá acesso, dessa forma, aos dois formatos e não apenas ao que foi editado pelo canal.

    De Trancoso, na Bahia, Lima disse à Folha, por meio do aplicativo Whatsapp, que a mensagem era dirigida apenas a seus seguidores para incentivá-los a ver também o filme, e que não desejava atacar a Globo (leia íntegra da declaração ao lado).

    O caso foi revelado no sábado (3) pelo colunista da "Ilustrada" Mauricio Stycer, em seu blog no UOL.

    VALE O QUE VIER

    O especial da Globo foi dirigido por Luis Felipe Sá, com a participação de Rafael Dragaud, Patrícia Andrade e Guel Arraes -coprodutor do filme.

    A equipe trabalhou por cerca de seis meses, coletando depoimentos e pesquisando imagens de arquivo para transformar um longa num docudrama -híbrido entre documentário e ficção.

    "A ideia foi aproveitar a estrutura narrativa e a dramaturgia do filme, além de acrescentar material documental -entrevistas, arquivos e musicais", disse Sá à Folha antes da exibição do programa.

    Na televisão, Tim Maia, interpretado por Babu Santana, aparece em seu último show e repassa sua vida.

    "'Tim Maia' inaugura um novo tipo de parceria por desdobrar-se em um produto ainda mais diferente da obra original", afirmou Sá, lembrando que filmes como "Serra Pelada" viraram séries de TV.

    ROBERTO

    Um dos entrevistados do programa é o cantor Roberto Carlos, retratado no filme como um desafeto de Tim. Em uma cena do longa, cortada do especial televisivo, Roberto humilha Tim Maia lhe dando uma de suas botas usadas e dinheiro amassado.

    No programa, por outro lado, Roberto conta como ajudou Tim, dando-lhe um contato para que gravasse na CBS. Em uma das cenas novas, Babu ainda arremata: "E foi assim, rapaziada, que o Roberto Carlos lançou o gordo mais querido do Brasil". Ninguém da Globo foi encontrado para comentar o caso neste domingo (5).

    Nelson Motta, autor da biografia "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia" (ed. Objetiva), na qual o filme é baseado, é um dos entrevistados para a televisão. À Globo ele diz que Roberto Carlos fez o que pôde para ajudar Tim.

    "Só vou dizer uma coisa: Roberto botou o Tim para cantar na jovem guarda, gravou 'Não Vou Ficar', primeiro sucesso do Tim, e arranjou contrato para ele cantar na CBS. O que mais ele poderia ter feito pelo Tim?", diz Motta à Folha sobre a questão.

    Coincidência ou não, o primeiro episódio do programa não estava disponível no site da Globo neste domingo (4). A assessoria do canal disse que iria apurar o sumiço na segunda-feira (5).

    TIM MAIA
    DIREÇÃO Mauro Lima
    ELENCO Babu Santana, Robson Nunes e Alinne Moraes
    PRODUÇÃO Brasil, 2013, 16 anos
    ONDE Playarte Bristol, às 15h10, pelo menos até quarta-feira (7)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024