• Ilustrada

    Wednesday, 26-Jun-2024 10:14:46 -03

    Jornalistas são 'confinados' na casa do BBB e ironizados por Bial

    VITOR MORENO
    ENVIADO ESPECIAL AO RIO

    18/01/2015 02h25

    Era uma casa muito engraçada. Não tinha janelas, mas espelhos em todos os cômodos. E tinha câmeras –muitas câmeras– espalhadas por todos os lados, incluindo (sim!) o banheiro.

    Assim é o local onde é gravado o "Big Brother Brasil", reality show cuja 15ª edição estreia no dia 20 na Globo.

    Após sete anos, o espaço foi aberto a jornalistas na semana passada como parte da estratégia de divulgação do programa, cuja audiência em 2014 foi menos da metade da alcançada nos tempos áureos (leia na página ao lado).

    Para chegar lá, faz-se o caminho contrário ao que seguem os eliminados, semana a semana, no programa. Cruza-se uma passarela e atravessa-se uma porta, atrás da qual é possível ver algumas pessoas da produção trabalhando no escuro.

    Outra porta, a que dá acesso ao jardim, é a que, no reality show, os participantes cruzam aos gritos de "uhuuu" ou "obrigado, meu Deus!".

    Ao entrar, apesar dos esforços para que tudo lembre uma casa de verdade, a artificialidade é a primeira coisa que chama a atenção. O gramado, verdinho, é sintético. Um teto retrátil cobre quase toda a área externa da casa. A sensação é de se estar vivendo dentro de uma bolha.

    Também chamam a atenção a piscina, com deck molhado (como destacariam os corretores de imóveis), e uma sauna seca, pouco convidativa no calor do verão carioca.

    Para entrar na casa em si, passa-se por uma porta automática de vidro. Da sala, com pé direito duplo, dá para ver as esteiras da academia, no segundo andar.

    Há ainda dois quartos (um com ducha e pia), um banheiro, uma cozinha com lugar para até 15 pessoas sentadas, uma despensa e um confessionário, onde os participantes votam nos colegas que querem ver eliminados, quase sempre "por afinidade".

    Por meio de alto-falantes, a produção se comunica com quem está dentro da casa, como para avisar que em cinco minutos todos devem ir para a sala.

    É quando Pedro Bial surge na tela da TV e o resultado é um "oi, Bial" em uníssono, mesmo com o diretor Rodrigo Dourado estando ao lado do apresentador.

    Na curta entrevista, os dois respondem vagamente sobre as novidades do programa depois de tantos anos. "Isso é uma surpresa", "aquilo é bastante improvável", "a seleção foi bem criteriosa", "diversidade é importante".

    Em um dos raros momentos em que foi assertivo, Bial respondeu sem cerimônias quanto tempo acha que o programa ainda tem de vida: "O 'BBB' vai durar enquanto os repórteres tiverem fôlego para perguntar a mesma coisa".

    NA TV
    Big Brother Brasil
    Estreia da 15ª temporada
    QUANDO terça-feira (20), às 22h20, na Globo
    CLASSIFICAÇÃO não informada

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024