• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 13:53:24 -03

    Crítica: Parte musical de 'As Noviças Rebeldes' está mais presente

    NELSON DE SÁ
    DE SÃO PAULO

    19/01/2015 02h10

    Como o Cirque du Soleil, o musical "Nunsense", que estreou off-Broadway em 1985 e ficou dez anos em cartaz, virou franquia e ganhou sequências, variações, filmes.

    No Brasil, surgiu como "As Noviças Rebeldes" já em 1987 e chegou a ser um especial de Natal na Globo, em 2008, com Marília Pêra e Xuxa.

    Mas foi o elenco masculino de 1993, da Cia. Baiana de Patifaria, que marcou seu auge por aqui, a ponto de abrir nova vertente da franquia também em Nova York, lá intitulada "Nunsense A-Men!". O problema da montagem recém-estreada de "As Noviças Rebeldes", sempre sob direção de Wolf Maya, é esse parâmetro.

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    Helga Memeczyk (esq), Maurício Xavier, Soraya Ravenge (centro) Carol, Puntel e Sabrina Korgut em 'As Noviças Rebeldes
    Helga Nemeczyk, Maurício Xavier, Soraya Ravenle, Carol Puntel e Sabrina Korgut em 'As Noviças Rebeldes'

    A qualificação musical está presente, talvez mais que antes, nas atrizes e no único homem desta vez no palco, mas a graça não é a mesma.

    O riso fraquejou. Ainda assim –e para confirmar que não é humor que depende de atores travestidos–, uma das personagens saiu ganhando.

    Irmã Amnésia está ainda melhor agora. Interpretada por Sabrina Korgut, comediante de musicais que atuou em "Miss Saigon" e protagonizou o ótimo "Avenida Q", ela se torna o motor do espetáculo, salvando-o dos tombos de ritmo.

    Maurício Xavier é obviamente um grande cantor, Carol Puntel dança bem, Soraya Ravenle e Helga Nemeczyk têm seus momentos de humor, mas um espetáculo burlesco como "As Noviças Rebeldes" exige alguém como Korgut, que traz não só o preparo técnico –visível, por exemplo, no sapateado–, mas a presença.

    Nas cenas de plateia, ela envolve e improvisa com facilidade, fazendo rir à solta e remetendo às origens de "Nunsense" e de seu autor e compositor, Dan Goggin, no cabaré alternativo nova-iorquino.

    Que ninguém se engane, porém: embora comédia, sua mensagem não é anticlerical. Goggin ainda vai à missa regularmente e, em seu musical, faz entretenimento respeitoso.

    AS NOVIÇAS REBELDES
    QUANDO sex. e sáb., às 21h30, dom., às 19h; até 8/3
    ONDE Theatro Net São Paulo, r. Olimpíadas, 360, tel. (11) 4003-1212
    QUANTO de R$ 100 a R$ 150
    AVALIAÇÃO regular

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024