• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 12:36:26 -03

    Rapper Sabotage ganha documentário e terá álbum com faixas inéditas

    GIULIANA DE TOLEDO
    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    22/01/2015 02h00

    "Rap é compromisso", canta Sabotage em sua música mais conhecida. Compromisso de 12 anos foi o que assumiu Ivan 13P, diretor do documentário "Sabotage: O Maestro do Canão", que terá três exibições gratuitas na sexta (23) e no sábado (24) no Auditório Ibirapuera.

    O filme é o primeiro a repassar a vida do rapper paulistano, assassinado aos 29 anos em 24 de janeiro de 2003. No sábado, o crime completa 12 anos. O evento de lançamento no Facebook teve presença confirmada por 55 mil pessoas. Muitos deverão ficar de fora: o local suporta 800 por sessão.

    As imagens de Sabotage foram capturadas seis meses antes de sua morte, originalmente para um filme sobre a cena do rap na cidade. "Quando a gente fazia perguntas ao Sabotage, ele respondia, cara, muitas coisas", diz Ivan. "A gente sabia que tinha um conteúdo legal e que dificilmente outras pessoas teriam."

    Fabiano Cerchiari - 14.ago.2002/Folhapress
    O rapper paulistano Sabotage em foto de agosto de 2002
    O rapper paulistano Sabotage em foto de agosto de 2002

    O longa é costurado por depoimentos de 30 de seus parceiros na música ("era o Garrincha", "o Che Guevara do rap", exaltam outros rappers) e no cinema (ele atuou em "O Invasor", de Beto Brant, e "Carandiru", de Hector Babenco).

    Quem o conheceu de perto, na favela do Canão, zona sul de São Paulo, conta as histórias mais engraçadas: o rapper do verso "bola logo esse fininho e vê se fuma até umas horas" era fã de Sandy e ficou decepcionado quando o sambista Bezerra da Silva não quis fumar um com ele. "O Bezerra só tomava uma cachacinha", diz uma amiga no filme.

    A produção teve apoio de recursos incentivados e foi patrocinada por Itaú e Sabesp, e coproduzida pelo Canal Brasil. O diretor não informa os valores.

    O filme não detalha a morte do músico nem o passado como traficante de drogas antes da fama. "A gente não é polícia nem investigador para ficar cutucando isso", diz Ivan.

    Raquel Cunha/Folhapress
    Wanderson Rocha, o Sabotinha, filho de Sabotage, na laje da casa na favela no Boqueirão, zona sul
    Wanderson Rocha, o Sabotinha, filho de Sabotage, na laje da casa na favela no Boqueirão, zona sul

    Apesar de o filme ter começado há 12 anos, ele só ganhou impulso em 2010, quando o diretor foi apresentado ao produtor Denis Feijão ("Raul - O Início, o Fim e o Meio"), pelo filho de Sabotage, Wanderson Rocha, o Sabotinha, 22.

    Na casa em que mora com a mãe viúva, no Boqueirão –a família se mudou para essa favela da zona sul alguns anos antes de o pai morrer–, Sabotinha guarda os manuscritos onde o rapper escrevia letras. Está lá o rascunho de "Rap É Compromisso", em uma página de caderno, que ele mostra à Folha na laje de sua casa.

    A família, que apoiou o filme, também está envolvida na criação de uma linha de roupas que leva o nome de Sabotage e que estará à venda no Ibirapuera. Quem não tiver a chance de assistir ao documentário nesses dias poderá vê-lo em março, quando será projetado, também de graça, em salas Itaú em seis cidades.

    No mesmo mês, o filme também estará à venda na iTunes Store. O dinheiro será revertido para a família.

    Raquel Cunha/Folhapress
    O produtor Denis Feijão e o diretor Ivan 13P em produtora na zona oeste de São Paulo
    O produtor Denis Feijão e o diretor Ivan 13P em produtora na zona oeste de São Paulo

    NOVO DISCO

    Para os fãs de Sabotage, 2015 pode ter mais comoção. Pode sair neste ano o disco "Maestro do Canão". O CD foi produzido com as gravações que o rapper fez dias antes de morrer, em 2003, para o seu segundo disco, o sucessor de "Rap É Compromisso!" (1999).

    A produção é do Instituto, de Daniel Ganjaman, Rica Amabis e Tejo Damasceno, amigos que participaram da criação do disco de estreia."Um dia ele sai e vai deixar muita gente feliz", diz Tejo. O "um dia" depende de uma forma de financiamento que se reverta em benefício da família do rapper, diz o produtor.

    "Sairá com 12 músicas inéditas. Tem samba e eletrônico no meio", conta o filho Sabotinha. Entre os convidados, estão Dexter, Rappin' Hood e BNegão.

    CONDENAÇÃO

    Sabotage foi morto com quatro tiros na madrugada de 24 de janeiro de 2003, logo após deixar a mulher no trabalho. Em 2010, Sirlei Menezes da Silva foi condenado a 14 anos de prisão pelo crime, que, segundo a investigação, tem relação com o passado do rapper no tráfico. Silva cumpre a pena no presídio de Andradina (SP).

    SABOTAGE: O MAESTRO DO CANÃO
    DIREÇÃO Ivan 13P
    PRODUÇÃO Brasil, 2015, classificação não informada
    QUANDO nesta sex. (23), às 21h, e sáb. (24), às 19h e 21h
    ONDE Auditório Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 2, Vila Mariana, tel. (11) 3629-1075
    QUANTO grátis; distribuição de ingressos uma hora e meia antes

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024