• Ilustrada

    Tuesday, 07-May-2024 04:15:02 -03

    Crítica: Montagem psicológica tira força de 'As Criadas'

    NELSON DE SÁ
    DE SÃO PAULO

    23/01/2015 02h30

    Duas décadas atrás, o grupo Tapa montou Nelson Rodrigues se concentrando na narrativa psicológica, familiar, deixando de lado as faces mítica e expressionista do autor, então mais usuais.

    Foi encenação conservadora, mas paradoxalmente reveladora –à época, num ambiente de exaustão com experimentalismo– de possibilidades esquecidas ou desconhecidas do autor.

    A adoção do mesmo procedimento para o francês Jean Genet, com o diretor Eduardo Tolentino de volta ao teatro Aliança Francesa e com as mesmas atrizes Denise Weinberg e Clara Carvalho, não é tão bem-sucedida.

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    As atrizes Clara Carvalho (segurando o espelho) eDenise Weinberg durante ensaio de 'As Criadas
    As atrizes Clara Carvalho (segurando o espelho) eDenise Weinberg durante ensaio de 'As Criadas'

    Nesta versão de "As Criadas", despojadas de seu caráter social ameaçador, criminoso, as empregadas Solange (Weinberg) e Clara (Carvalho) surgem infantilizadas.

    Como crianças, as irmãs vivem uma narrativa só delas, um jogo em que a entrada de Madame não passa de um intervalo, sem maior impacto na encenação ou na trama.

    Não se percebe opressão, conflito de classe, e os seus ensaios para o assassinato de Madame se tornam meras brincadeiras. A figura da patroa surge maternal, até bondosa.

    O caminho escolhido pela encenação se expressa muito no cenário e nos objetos, nos quais Solange e Clara brincam com as roupas, joias, maquiagem, mais como prole que como criadagem.

    Com as limitações de criação de arte já conhecidas do grupo, entre móveis e tecidos juntando poeira, o que se vê em cena não retrata sequer o projeto expresso de uma casa de bonecas.

    Sobretudo, o que a opção psicológica, naturalista, fez foi debilitar as personagens, em que pese a qualidade também já conhecida e sempre confirmada de Weinberg e Carvalho.

    Por outro lado, vista no primeiro fim de semana, a representação de ambas ainda parecia em evolução e, com o tempo, talvez encontre o elo com a criminalidade.

    AS CRIADAS
    QUANDO de qui. a sáb., às 20h30; dom., às 19h; dia 29/1 não haverá espetáculo; até 15/3
    ONDE Teatro Aliança Francesa, r. General Jardim, 182, tel. (11) 3017-5699, ramal 5602
    QUANTO R$ 20
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos
    AVALIAÇÃO bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024