• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 01:54:34 -03

    Sobrinho de Tim Maia, Ed Motta critica homenagem de Ivete e Criolo

    GIULIANA DE TOLEDO
    DE SÃO PAULO

    04/02/2015 20h17

    O cantor e compositor Ed Motta, sobrinho de Tim Maia (1942-1998), criticou na tarde desta quarta (4) um projeto de shows em homenagem ao seu tio, que será feito por Criolo e Ivete Sangalo com patrocínio da empresa de cosméticos Nivea.

    O anúncio da turnê comemorativa foi feito hoje durante evento em São Paulo.

    Ed Motta definiu a iniciativa, que promoverá shows gratuitos dos dois cantores interpretando canções de Tim Maia em diversas cidades brasileiras, como "coisa podre". A série de críticas foi publicada em sua conta no Facebook.

    "Uma empresa de creme, [sic] me procurou para fazer o 'projeto' Tim Maia, a grana não era compatível com meu desprazer em fazer isso... Para mim a música do Tim Maia é intocável, fica bom mesmo é com ele, é preciso honestidade e vergonha na cara para admitir isso...
    O cara que teria REALMENTE cabedal para um tributo ao Tim Maia seria o Claudio Zoli, por conta do timbre de voz, e também a história e envolvimento de carreira.
    O compromisso com o soul/funk carioca etc etc.
    Mais do que sacanagem, é um desrespeito por gente que dedicou a vida inteira a isso.
    Vontade de vomitar, que coisa PODRE...", escreve o músico.

    Até a conclusão desta reportagem, a publicação havia atingido quase 950 curtidas na rede social.

    José Coelho - 22.out.2014/Efe
    Ed Motta durante show na Casa da Música de Porto (Portugal) em outubro passado
    Ed Motta durante show na Casa da Música de Porto (Portugal) em outubro passado

    Procurada, a multinacional Nivea enviou uma nota rebatendo as críticas de Ed Motta. Conforme a empresa, o sobrinho de Tim Maia nunca foi contatado para falar sobre este projeto.

    "Lamentamos a estranha declaração do Sr Ed Motta, que jamais foi contatado ou consultado pela Nivea ou por seus parceiros envolvidos neste projeto", diz o comunicado.

    "A partir do momento em que definimos o nome de Tim Maia como o homenageado do Nivea Viva 2015, tivemos a felicidade de ver embarcar no nosso sonho Ivete Sangalo e Criolo, dois grandes artistas que possuem não apenas imenso talento mas a popularidade e a novidade desejadas para levar a música de Tim Maia a centenas de milhares de espectadores de várias gerações", concluem.

    Ed Motta, por meio de sua empresária, disse à reportagem já ter sido convidado pela Nivea para um projeto de gravação de CD com repertório do tio e que declinou a proposta. Motta esclarece que não foi convidado para o atual projeto.

    Contatados por meio de suas assessorias de imprensa, Ivete Sangalo e Criolo não quiseram comentar as críticas de Ed Motta.

    TURNÊ

    A turnê com Criolo e Ivete começará em Porto Alegre, no dia 12 de abril. Depois os shows seguem para Recife (26/4), Salvador (24/5), Fortaleza (31/5), Brasília (14/6) e Rio (21/6), terminando em São Paulo, no dia 28 de junho, no Parque da Juventude.

    O projeto, intitulado Nivea Viva, existe desde 2012. No primeiro ano, Maria Rita fez os shows cantando músicas consagradas por sua mãe, Elis Regina (1945-1982). No ano seguinte, Vanessa da Mata apresentou somente canções de Tom Jobim (1927-1994).

    Em 2014, no lugar de um único compositor foi homenageado o samba. Para recriar clássicos do gênero, os shows reuniram os cantores Martinho da Vila, Alcione, Diogo Nogueira e Roberta Sá.

    Leo Aversa/Divulgação
    Criolo e Ivete Sangalo em foto de divulgação da turnê em homenagem a Tim Maia
    Criolo e Ivete Sangalo em foto de divulgação da turnê em homenagem a Tim Maia

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024