• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 14:16:14 -03

    Bill Clinton e Kevin Spacey, de 'House of Cards', mantêm amizade antiga

    AMY CHOZICK
    DO "NEW YORK TIMES"

    23/02/2015 03h33

    Antes de interpretar Francis Underwood, o parlamentar americano fictício que, às custas de assassinatos e manipulações, almeja chegar à Presidência em "House of Cards", Kevin Spacey gostava de imitar um presidente da vida real: Bill Clinton.

    "Bill e eu já passamos tanto tempo juntos que às vezes me converto nele", disse Spacey no ano passado em evento que comemorou o décimo aniversário do Centro Presidencial William J. Clinton.

    "Vou lhe contar uma coisa: adoro aquele seriado 'House of Cards', é bom demais", disse o ator, imitando o sotaque sulista do Estado americano de Arkansas de Bill Clinton, que tem alguma semelhança com o sotaque de Underwood, da Carolina do Sul.

    Na ocasião, Clinton juntou-se a Spacey no palco, revelando o "bromance" dos dois –uma amizade íntima entre homens. O ex-presidente dos EUA deu um sorriso grande, curtindo a imitação, e pôs o braço nos ombros do ator.

    Essa foi só a mais recente manifestação pública de afeto entre o ator e o político.

    Stan Honda - 8.mai.2002/AFP
    Bill Clinton e Kevin Spacey se abraçam em festival de cinema nos EUA em 2002
    Bill Clinton e Kevin Spacey se abraçam em festival de cinema nos EUA em 2002

    Doador do Partido Democrata, Kevin Spacey, 55, conheceu Clinton, 68, na Casa Branca no seu primeiro mandato (1993-1997). Os dois parecem ter forjado uma relação genuína e mantiveram contato.

    Quem olhar atentamente para a decoração do gabinete de Francis Underwood, personagem de Spacey em "House of Cards", verá uma foto do ator e Clinton juntos, num jantar, cada um digitando em seu telefone.

    CONVENIÊNCIA

    De todas as séries com que Clinton poderia estar ligado, neste momento em que sua mulher, Hillary, se prepara para uma campanha presidencial em 2016, o retrato frio e cínico feito de Washington em "House of Cards", cuja terceira temporada estreia na sexta (27), na Netflix, pode não ser o mais conveniente do ponto de vista político.

    Afinal, na segunda temporada da série, Underwood empurrou uma jovem jornalista em frente a um trem e fez uma ménage à trois com sua mulher, Claire (Robin Wright), e o agente do serviço secreto Edward Meechum.

    Não é exatamente o tipo de coisa que ficaria bem num anúncio da campanha presidencial de 2016. Procurados pela reportagem, representantes de Kevin Spacey, Bill Clinton e da Netflix se negaram a dar declarações.

    Apesar disso, o casal Clinton não hesita em comentar sua ligação com o drama político "House of Cards". No ano passado, Hillary disse que ela e Bill assistiram à primeira temporada quase que em sessões contínuas.

    Depois, em agosto, Kevin Spacey, a caráter no papel de Underwood, fez um vídeo de brincadeira postado na internet na ocasião do 68º aniversário de Bill Clinton. Underwood faz de conta que é Clinton e passa um trote telefônico em Hillary. Sugere que a filha deles, Chelsea, então grávida de seu primeiro filho, chame o bebê de "Frank".

    A amizade relativamente pública de Spacey e Clinton começou durante a campanha de reeleição deste, em 1996. Após deixar a Presidência, Clinton incluiu Spacey em seu trabalho filantrópico.

    Reuters
    Em vídeo humorístico, Bill Clinton agradece por um Oscar em frente ao espelho, antes de devolvê-lo ao ator Kevin Spacey
    Em vídeo humorístico, Bill Clinton agradece por um Oscar em frente ao espelho, antes de devolvê-lo ao ator Kevin Spacey

    NUGGETS

    Juntos, fizeram um giro de cinco dias pela África para promover os esforços de combate à Aids. A mídia britânica os flagrou comendo nuggets de frango juntos em um McDonald's em Londres, como velhos amigos.

    Os dois, exímios contadores de casos, parecem curtir conversas francas e debates sobre política e livros que leram.

    Mas Clinton aparenta ter pouco em comum com o personagem de Spacey.

    Com sua sociabilidade exacerbada e seu desejo de conquistar a estima de todos, o ex-presidente é de muitas maneiras o oposto do anti-herói Francis Underwood.

    OBAMA

    Apesar da vilania, "House of Cards" pode ser instrutiva. Em um tempo marcado pelos impasses entre republicanos e democratas em Washington, Underwood e Claire conseguem aprovar uma reforma abrangente do ensino e iniciar uma discussão nacional acirrada sobre agressão sexual nas Forças Armadas.

    Ao mesmo tempo, conseguem dividir um cigarro ocasional, sentados no peitoril da janela de sua casa.

    "Bem que eu gostaria que as coisas fossem eficientes assim", o atual presidente americano, Barack Obama, comentou com um grupo de executivos de tecnologia, incluindo Reed Hastings, da Netflix, reunidos na Casa Branca no ano passado.

    "Eu estava assistindo a Kevin Spacey e pensando: 'Esse cara está conseguindo realizar muita coisa'", disse.

    Tradução de CLARA ALLAIN

    NA TV
    House of Cards
    Estreia da terceira temporada
    QUANDO na sexta (27), no serviço de vídeos sob demanda Netflix

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024