• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 06:10:32 -03

    Lista: 14 momentos para entender a cerimônia do Oscar

    DE SÃO PAULO

    23/02/2015 07h00

    As piadas de Neil Patrick Harris podem até não ter sido tão engraçadas e a cerimônia do Oscar 2015, sem brilho.

    Neste ano, não houve a selfie da apresentadora Ellen DeGeneres para quebrar a internet, mas teve as inesquecíveis luvas vermelhas da Lady Gaga e as abordagens incompreendidas de John Travolta com Scarlett Johansson e Idina Menzel.

    Veja abaixo os momentos mais marcantes da premiação:

    1. #AskHerMore
    A campanha feminista #AskHerMore (pergunte mais a ela), que surgiu no prêmio Emmy de 2014, ganhou força neste Oscar com o apoio da atriz Reese Witherspoon ("Livre"). "Somos mais que nossos vestidos", disse ela no tapete vermelho. O projeto para incentivar perguntas interessantes às mulheres de Hollywood, no entanto, ainda não pegou. A cobertura da chegada à festa em canais de entretenimento ainda foi dominada por questões sobre beleza.

    2. OMG
    Ao receber o prêmio de melhor atriz coadjuvante por "Boyhood", Patricia Arquette fez um discurso pedindo salários iguais para homens e mulheres em Hollywood. Na plateia, Meryl Streep e Jennifer Lopez vibraram tanto que a cena foi congelada em um meme. A imagem de Meryl gritando com as mãos em volta da boca passou a ser aplicada a qualquer mensagem que o internauta queira apoiar.

    3. Faxina
    Nada demais para quem já usou um vestido de carne nesta vida, mas Lady Gaga virou motivo de chacota nas redes sociais desta vez por ter escolhido luvas vermelhas largas –parecidas com as de fazer limpeza doméstica– para acompanhar seu vestido branco.

    Jason Merritt/Getty Images/AFP
    A cantora Lady Gaga no tapete vermelho do Oscar
    A cantora Lady Gaga no tapete vermelho do Oscar

    4. A Noviça Rebelde
    Gaga foi mais feliz quando trocou de figurino – e tirou as luvas vermelhas – para homenagear os 50 anos de "A Noviça Rebelde" cantando a música tema do musical.

    5. Lingerie
    Apresentador da festa, Neil Patrick Harris abriu a noite com um número musical, mostrando os dotes que o levaram à Broadway. O ator brilhou mesmo, porém, ao reproduzir uma cena de "Birdman", que começou no camarim do teatro e terminou só de cueca, no palco, com o ator Miles Teller ("Whiplash") tocando bateria.

    6. "I came in like a wrecking ball..."
    O novo corte de cabelo de Scarlett Johansson também chamou atenção no tapete vermelho. Curto, com as laterais baixas e mechas longas no topo da cabeça, penteadas para trás, fez a atriz lembrar a cantora Miley Cyrus –e, para alguns, também o cantor Justin Bieber. John Travolta parece ter aprovado. Laçou a atriz pela cintura e lhe deu um beijo inesperado no rosto na entrada da festa.

    Paul Buck/Efe
    John Travolta beija a bochecha de Scarlett Johansson no tapete vermelho do Oscar
    John Travolta beija a bochecha de Scarlett Johansson no tapete vermelho do Oscar

    7. Os embalos de Travolta
    O público e Idina Menzel não entenderam bem a abordagem de Travolta com a cantora de "Let It Go" (trilha do filme "Frozen"), cujo nome ele pronunciou de maneira antológica na cerimônia do Oscar em 2014. Menzel subiu ao palco para anunciar os indicados a melhor canção original e recebeu carícias um tanto esquisitas de Travolta. A expressão de Menzel dispensa palavras.

    8. Mamãe querida
    Mais que qualquer casal, roubou a cena no tapete vermelho o duo de mãe e filha Melanie Griffith, 57, e Dakota Johnson (protagonista de "Cinquenta Tons de Cinza"), 25,. As duas posaram juntas para as fotos, com modelos longos de vestigo preto (Melanie) e vermelho (Dakota).

    9. De brinquedo
    Na plateia, estátuas de mentirinha fizeram a alegria de alguns. Modelos feitos de Lego foram entregues durante a execução da música "Everything is Awesome", do filme "Uma Aventura Lego". Emma Stone, Steve Carell e Oprah Winfrey foram mostrados na transmissão bem animados com os seus presentes.

    10. Deu ruim
    Naomi Watts ficando no vácuo no tapete vermelho também rendeu risadas na internet. Na transmissão da chegada à festa pela televisão, ficou claro o momento em que a sua agente tentou aproximá-la –sem sucesso– do apresentador Ryan Seacrest. Depois, a entrevista acabou saindo, mas o mico foi eternizado em gifs.

    11. Glória
    Muito emocionado ao receber o prêmio de melhor música original ("Glory", do filme "Selma"), o cantor John Legend soltou uma das frases mais marcantes da edição: "Há mais negros hoje na prisão do que havia no tempo da escravidão". Chris Pine, David Oyelowo e Oprah Winfrey choraram na plateia.

    12. Plástico bolha
    Comparado a um pedaço de plástico bolha, o vestido de Marion Cotillard, indicada o Oscar de melhor atriz por "Dois Dias, Uma Noite", virou piada nas redes sociais

    Mladen Antonov/AFP
    Marion Cotillard no tapete vermelho do Oscar 2015
    Marion Cotillard no tapete vermelho do Oscar 2015

    13. Green card
    "Quem deu o 'green card' para esse filho da mãe?", brincou Sean Penn ao entregar o prêmio de melhor filme, "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" ao diretor mexicano Alejandro González Iñárritu.

    14. "Can we talk?"
    A Academia deixou a comediante Joan Rivers, que faleceu em setembro de 2014 aos 81 anos, de fora do memorial da cerimônia. Rivers era uma das mais famosas comentaristas dos looks do tapete vermelho.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024