• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 15:52:28 -03

    Virada Cultural terá artistas baianos e tributo ao axé

    MARIA LUÍSA BARSANELLI
    DE SÃO PAULO

    24/02/2015 02h14

    No ano em que completa três décadas, o axé –gênero musical que nasceu com o sucesso "Fricote" (1985), de Luiz Caldas– vai ganhar uma homenagem na 11ª Virada Cultural paulistana. O evento, que deve ocorrer nos dias 16 e 17 de maio na capital paulista, terá apresentações de artistas do gênero baiano.

    Segundo o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, a ideia é reunir cerca de 20 artistas. "Está tudo ainda na órbita do desejo, mas queremos trazer logo os cabeças de ponte: Ivete [Sangalo], Daniela [Mercury], [Carlinhos] Brown", diz.

    Portugal afirma que a programação deve abranger representantes diversos dos 30 anos do axé: de nomes antigos como o próprio Caldas a músicos que despontaram recentemente, caso de Igor Kanario (sensação do Carnaval baiano deste ano).

    "Não é uma novidade", diz Nabil Bonduki, secretário Municipal de Cultura de São Paulo, lembrando que houve shows de Daniela Mercury e Luiz Caldas na edição de 2013. "O que é novo é eles virem de forma articulada. E, sobretudo, termos um diálogo entre artistas paulistas e baianos."

    Adriano Vizoni - 13.set.2013/Folhapress
    A cantora Ivete Sangalo é um dos nomes cotados para a programação da Virada Cultural 2015
    A cantora Ivete Sangalo é um dos nomes cotados para a programação da Virada Cultural 2015

    Na última sexta (20), Nabil e Portugal se reuniram em São Paulo para definir o projeto. A partir desta semana, dizem os secretários, será formada uma comissão responsável pela curadoria e por definir o formato das apresentações.

    Não se sabe, por exemplo, se haverá um palco destinado ao axé ou se o programa será espalhado por diversos endereços. Também se cogita promover apresentações casadas –e até inusitadas– entre músicos de ambos os Estados.

    "Vamos tentar fazer um mix", diz Portugal. "Exemplo: [o grupo de rap] Racionais MC's com Igor Kanario. Tom Zé, que já é um baiano paulista [vive em São Paulo há cerca de 50 anos], com BaianaSystem [banda que mistura guitarra baiana, batuque e tecnobrega]."

    Outra possível homenageada é a culinária baiana, já que o evento conta com feiras gastronômicas.

    EDIÇÃO BAIANA

    Jorge Portugal também manifestou interesse em promover uma edição da Virada Cultural em Salvador. O evento, que aconteceria no segundo semestre deste ano, pode contar com a participação de artistas paulistas e com uma consultoria da secretaria paulistana.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024