• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 06:42:22 -03

    Símbolo do garage rock, banda The Sonics toca em São Paulo

    ANDRÉ BARCINSKI
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    04/03/2015 02h45

    Uma parte importante da história do rock desembarca pela primeira vez no Brasil nesta quinta (5), quando o grupo norte-americano The Sonics faz em São Paulo única apresentação, patrocinada pela marca de roupas Levi's.

    Formado em 1960 em Tacoma, cidade do noroeste dos EUA, o Sonics foi uma das bandas mais radicais de sua época e influenciou o rock pesado que veio depois, do pré-punk (Stooges, MC5), passando pelo punk (Ramones, The Clash) e chegando ao grunge de Nirvana e companhia.

    "Viemos de famílias proletárias", conta o saxofonista Rob Lind. "Meu pai controlava um guindaste numa madeireira. Éramos garotos obcecados por Jerry Lee Lewis, Little Richard e outros heróis do rock, e foram esses caras que nos influenciaram."

    Divulgação
    A banda americana de rock The Sonics, em foto sem data
    A banda americana de rock The Sonics, em foto sem data

    O primeiro LP do grupo, "Here Are the Sonics", saiu em 1965 e trazia faixas que se tornariam clássicas, como "The Witch", "Boss Hoss", "Psycho" e "Strychnine".

    As letras eram transgressoras e falavam de drogas, carros, problemas mentais e até bruxaria. "Mas era tudo inventado pelo Gerry [Roslie, vocalista]. Não usávamos drogas na época, só enchíamos a cara de cerveja", diz Lind.

    A formação original do Sonics se separou no fim dos anos 1960, em meio à frustração do fracasso comercial. Alguns integrantes arrumaram empregos e outros foram para a universidade.

    Lind virou piloto de aviões e participou da Guerra do Vietnã. "Felizmente, não vi muito combates. Fiquei mais transportando carga. Aquilo era um inferno, eu só queria saber de voltar para casa."

    ML Sutton/Divulgação
    A banda americana de rock The Sonics em foto de 2013
    A banda americana de rock The Sonics em foto de 2013

    A banda fez alguns shows esporádicos nos anos 1970, mas só voltou mesmo à ativa em 2007, quando pintou o convite para um festival de rock em Nova York. Desde então, o Sonics está na estrada.

    "Foi curioso: quando acabamos, parecia que ninguém queria saber de nós, mas, quando voltamos, percebemos que muita gente havia se inspirado em nosso som", conta Lind. "Eu ouço bandas como The Hives e fico orgulhoso de tê-los inspirado."

    THE SONICS
    ONDE Audio Club, av. Francisco Matarazzo, 694, tel. (11) 3862-8279
    QUANDO quinta (5), às 23h30
    QUANTO R$ 140 (inteira)
    CLASSIFICAÇÃO 18 anos
    ABERTURA Chucrobillyman e discotecagem de João Gordo, a partir das 22h

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024