• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 09:01:16 -03

    Veja a repercussão da morte da cantora Inezita Barroso

    DE SÃO PAULO

    09/03/2015 06h25

    A morte de Inezita Barroso, na noite deste domingo (8), gerou uma repercussão quase instantânea nas redes sociais.

    O governador Geraldo Alckmin, cantores, apresentadores e jornalistas lamentaram a morte da cantora e apresentadora do "Viola, Minha Viola", que havia completado 90 anos no último dia 4.

    Inezita estava internada no Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 19 de fevereiro. Segundo o hospital, a cantora morreu de insuficiência respiratória aguda.

    Leia abaixo as repercussões:

    Mauricio de Sousa, cartunista - O criador da Turma da Mônica fez cartum de Chico Bento em homenagem à cantora.

    Mauricio de Sousa/Divulgação
    Cartum de Chico Bento em homenagem à cantora Inezita Barroso
    Cartum de Chico Bento em homenagem à cantora Inezita Barroso

    Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, em nota oficial - "Durante 35 anos, as manhãs de domingo no interior de São Paulo e do Brasil tiveram a sonoridade de Inezita Barroso no comando do 'Viola, Minha Viola', o mais antigo programa musical da televisão brasileira. Neste domingo à noite, com muita tristeza, nos despedimos dela. Paulistana da Barra Funda, Inezita foi compositora, cantora, atriz, violeira, pesquisadora, professora e doutora honoris causa de folclore e da música caipira. Há dois anos, tive a honra de estar com ela, no palco do 'Viola', para a emocionante festa musical em que o país inteiro comemorou seu aniversário de 88 anos e sua grande obra. Naquele dia, ela explicou o segredo de sua vida longa e feliz: amava a música caipira, gostava do que fazia e de fazer bem feito. Ao recuperar o nosso folclore, Inezita Barroso preservou um ativo inestimável, um tesouro que faz de nós, brasileiros, uma nação: nossas raízes. A partir de agora, São Paulo e o Brasil retribuirão esse legado de amor com imensa saudade."

    Daniel, cantor, no Facebook - "Mais uma estrela que se vai!! Nossa família sertaneja perde uma de suas bandeiras maiores!! Eu fui presenteado por ter convivido ao seu lado por muitas vezes! O que fica pra esse sertanejo é um coração partido é a esperança de surgirem outras como ela que tanto fortaleceu e lutou pelo nosso gênero musical! Inezita obrigado pelo legado deixado! Hj vc é saudade!!!"

    Reprodução

    Silvio Santos, em nota divulgada pelo SBT - "A perda da autêntica rainha da música sertaneja é imensurável para o cenário da televisão e da cultura popular brasileira. Lamentamos e deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Inezita."

    Vanessa da Mata, cantora

    vanessa da mata

    Élton Medeiros, compositor, cantor e radialista - "Inezita foi uma grande folclorista brasileira, uma cantora de raras qualidades. Além de ser profunda conhecedora do assunto [música caipira], era grande intérprete, da qual nós brasileiros deveríamos ter o maior orgulho em possuir em nosso catálogo. Uma mulher muito culta, de grande importância. Temos que lamentar a perda que ela vai deixar."

    Leda Nagle, jornalista

    inezita

    Hermínio Bello de Carvalho, compositor, poeta e produtor - "A importância da Inezita, sobretudo na minha vida, é imensa. Vendi uma coleção de livros vê-la cantar num restaurante no Rio de Janeiro, na década de 1950. Nessa noite, caiu um temporal e o show atrasou, começou à 1h ou 2h da manhã. O público não arredou o pé. Inezita cantou maravilhosamente bem, foi aquela emoção. Era uma pessoa muito inteligente, uma personalidade de um carisma e de uma voz... A potência da voz dela era inimaginável. Vê-la cantar com voz e violão, como eu vi, era de se espantar. Lamento a morte dela. A cultura brasileira está de luto."

    Paulo César Pinheiro, poeta e compositor - "Com certeza vai deixar saudade. Ela foi muito importante para a antiga área musical da música sertaneja. O programa dela na TV Cultura ['Viola, Minha Viola'] era muito bom, mostrava a música dos sertões – que ficou muito mais conhecida através dela do que por qualquer outra pessoa."

    Nany People, apresentadora e humorista

    inezita

    Celso Portiolli, apresentador

    inezita

    Solimões, da dupla sertaneja Rio Negro e Solimões - Inezita Barroso. O maior exemplo de fidelidade e dedicação, para fortalecer as raízes de todos os seguimentos artísticos culturais do brasil. você sempre foi, é, e será você.

    inezita

    Roberta Miranda, cantora - Sem palavras! #RIP obrigada pelos #ensinamentos!! #mestre

    inezita

    Milton Jung, jornalista

    inezita

    Marcelo Aguiar, cantor - Nossa querida Sertaneja a verdadeira e autêntica Caipira Inezita deixará muita saudades.

    inezita

    Sonia Abrão, jornalista - Inezita Barroso, a rainha da autêntica música sertaneja!!! Obrigada pelo lindo cancioneiro que deixa de herança ao Brasil! Vai, Inezita, brilhar em outro plano..

    inezita

    Celso Zucatelli, jornalista - Minha última foto com ela, na comemoração dos 45 anos da TV Cultura, em setembro do ano passado. Tive o privilégio de trabalhar e aprender com esta rainha. Obrigado, querida Inezita, por cuidar tão bem da cultura caipira, por lutar tanto para manter vivo o respeito pela música brasileira. Eu diria "descanse em paz", mas sei que hoje vai ter festa no Céu, com música da melhor qualidade, para receber a tão amada Inezita Barroso. #ViolaMinhaViola

    inezita

    Cesar Filho, apresentador - #LUTO!!! O Brasil perde #InezitaBarroso!!!

    Rafael Cortez, apresentador

    inezita

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024