• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 18:27:11 -03

    Eu deveria ter levado o Oscar por 'Birdman', diz Michael Keaton

    BRUNO FÁVERO
    ENVIADO ESPECIAL A SALT LAKE CITY (EUA)

    11/03/2015 15h53

    O americano Michael Keaton disse nesta quarta-feira (11) que deveria ter levado o Oscar de melhor ator por sua performance no filme "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)".

    Durante sua participação em uma conferência de tecnologia, o ator brincou que pensa em usar cadeira de rodas em seu próximo papel em Hollywood, depois que um membro da Academia lhe disse que "doenças sempre ganham" a premiação.

    O Oscar de melhor ator deste ano foi para o ator Eddie Redmayne, que interpretou o físico britânico Stephen Hawking, em "A Teoria de Tudo". Um dos pontos centrais do filme é como Hawking lida, desde os os 21 anos, com a esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo.

    "Eu fui ver 'Birdman' com um cara que é da Academia há 40 anos e, quando o filme terminou, ele me disse: 'parabéns por sua atuação, é uma das melhores que eu já vi'. Eu estava me sentindo muito bem comigo mesmo, quando ele completou: 'Infelizmente, você não vai ganhar o Oscar; doenças sempre levam'. Aí eu vi que estava fodido, realmente fodido", contou Keaton, rindo. "Estou pensando em usar uma cadeira de rodas no meu próximo papel no cinema".

    Ele participava da conferência Adobe Summit, em Salt Lake City, quando foi perguntado se achava que o prêmio deveria ter ido para sua interpretação no longa do mexicano Alejandro Iñárritu. Na obra, Keaton assume o papel de um ator decadente, famoso por ter protagonizado filmes de super-herói, e que resolve dirigir e atuar em uma peça da Broadway para alavancar sua carreira.

    "Sim, eu acho [que deveria ter ganhado]", respondeu. "Acho que as pessoas não entenderam o nível de dificuldade do trabalho que fizemos".

    Keaton disse ainda ter ficado angustiado por conta da premiação.

    "Eu pensei: 'vamos decidir isso [quem leva o Oscar] em uma luta, ou um jogo de basquete uma corrida, qualquer coisa. Odeio participar de algo que não está sob meu controle", declarou.

    Instantes antes de anunciarem o nome do vencedor do prêmio de melhor ator, durante a cerimônia do Oscar, o ator americano foi flagrado tirando do bolso um papel, que supostamente seria seu discurso para receber o prêmio. Quando o nome de Redmayne foi anunciado, é possível ver Keaton guardando o papel de volta no paletó.

    A entrevista com Michael Keaton faz parte de uma série de palestras motivacionais chamada "Reinventar-se é Uma Jornada Pessoal", em que famosos contaram sobre mudanças por que passaram em suas carreiras. Além de Keaton, foram entrevistados no palco o ex-jogador de futebol americano Steve Young, o estatístico americano Nate Silver, a empresária Lauren Bush Lauren, entre outros.

    O repórter BRUNO FÁVERO viajou a convite da Adobe Systems

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024