• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 16:09:03 -03

    Mostra homenageia cinema de Bodanzky

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    18/03/2015 02h20

    Nas mãos de uma jovem de origem indígena, a câmera trêmula acompanha um outro ribeirinho introduzindo as plantas da selva amazônica: da palha de ouricuri se extrai a cobertura da moradia, do camu-camu vêm os gomos usados nas flechas de pesca.

    O documentário "No Meio do Rio, Entre as Árvores", de Jorge Bodanzky, reúne imagens feitas pelos próprios moradores de comunidades do Alto Solimões, no Estado do Amazonas. O diretor é o homenageado da 4ª Mostra Ecofalante, festival de cinema ambiental que começa nesta quarta (18), em São Paulo.

    Serão exibidos sete filmes de Bodanzky, incluindo seu mais conhecido, "Iracema – Uma Transa Amazônica" (1974), longa semidocumental que trata da grilagem e do desmatamento e que acabou censurado pela ditadura militar.

    Reprodução
    Cena do filme "Iracema --uma Transa Amazônica", de Jorge Bodansky
    Cena do filme "Iracema –uma Transa Amazônica", de Jorge Bodansky

    "Ele tem uma triste atualidade", comenta o diretor, conhecido por abordar temas ambientais em seus filmes. "É triste constatar que as coisas não mudaram e, quando mudaram, mudaram para pior."

    No longa, dirigido com Orlando Senna, Paulo César Pereio interpreta um caminhoneiro que cruza a então recente Transamazônica na companhia de uma adolescente que ele entrega à prostituição.

    O documentário "No Meio do Rio...", que já foi exibido em festivais e entra em circuito comercial no próximo dia 26, também esbarra no tema do desmatamento. Um dos entrevistados, que vive numa das comunidades, reclama das diretrizes do manejo sustentável da madeira amazônica. "As leis vêm de fora", diz.

    "É uma gente que nunca é ouvida, ainda que viva ali", conta Bodanzky. "Parte-se do pressuposto de que ninguém mora na Amazônia. O filme quer dar voz a essas pessoas."

    O festival ainda exibe "Jari" (1979) e "Pandemonium" (2010), ambos do diretor. A programação abre com "O Sal da Terra", sobre o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, e conta com o francês "Era uma Vez uma Floresta", do documentarista Luc Jacquet. (GG)

    4ª MOSTRA ECOFALANTE

    QUANDO de qua. (18) a dom. (29)
    ONDE diversos locais. Consultar circuito em: ecofalante.org.br
    QUANTO grátis

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024