• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 03:21:37 -03

    Crítica: Farsa revisita clássicos de Tchékhov com elenco coeso e bons momentos de drama

    NELSON DE SÁ
    DE SÃO PAULO

    20/03/2015 02h30

    A farsa "Vanya e Sonia e Masha e Spike" brinca com personagens e situações de Anton Tchékhov.

    Remete à peça "Tio Vânia" para Vanya e Sonia; às "Três Irmãs" quando se acrescenta Masha; à "Gaivota" para Nina e também Masha, Vanya e Sonia, inspirados em parte em Arkadina, Treplev; ao "Jardim das Cerejeiras"que rodeia a casa onde se passa a história.

    Fecha assim a lista dos quatro clássicos do autor russo (1860-1904), influência central há mais de um século.

    O americano Cristopher Durang diz que revisitou o cânone tchekhoviano ao se descobrir com a idade aproximada de tio Vânia –e revisitar o passado, como o personagem.

    É uma peça nostálgica, mas que trata a angústia existencial de seus modelos de forma bem mais leve –até popularesca, com humor que beira o "camp". Dois papéis e seus atores, em especial, têm cada um seu grande momento dramático na montagem brasileira.

    Elias Andreato, como Vanya, faz um emocionado e patético desabafo contra a superficialidade contemporânea –e é merecidamente aplaudido em cena aberta. Patrícia Gasppar, como Sonia, é pungente ao se mostrar no limiar de romper com a introspecção e sair pelo mundo.

    Como Masha, Marília Gabriela não destoa, tem boa voz e tempo de comédia e convence como estrela em crise, mas do trio central é quem fica devendo exposição maior de angústia tchekhoviana –o que se deve ao original, em parte ao menos.

    Paralelamente, Cassandra, personagem clássico de Ésquilo, Sófocles e Eurípides, não de Tchékhov, surge como uma faxineira engraçadíssima, interpretada pela "zanni" Teca Pereira.

    Dirigindo num gênero novo para ele, Jorge Takla se sai bem nas atuações e na coesão que consegue do elenco, mas cenografia e figurinos soam por vezes, em seu realismo, decorativos e pesados.

    VANYA E SONIA E MASHA E SPIK
    QUANDO sex., às 21h; sáb., às 17h e às 21h; dom., às 17h
    ONDE Teatro Faap - r. Alagoas, 903, tel. (11) 3662-7232
    QUANTO R$ 80
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos
    AVALIAÇÃO muito bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024