• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 14:46:56 -03

    Atriz de 'Mad Men' tem orgulho das discussões feministas da série

    RODRIGO SALEM
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LOS ANGELES

    29/03/2015 02h00

    A atriz Christina Hendricks se tornou o chamariz das discussões feministas em "Mad Men". De coordenadora administrativa à poderosa sócia na agência retratada na série, sua sensual Joan Harris transitou com frieza no mundo machista dos publicitários dos anos 1960, tomando decisões controversas –como dormir com um diretor da Jaguar para conseguir o trabalho.

    "Tenho orgulho de termos iniciado uma série de discussões sobre gênero", diz a atriz sobre o episódio. "Era a única opção naquele momento, com oportunidades sendo tiradas e a falta de reconhecimento ao bom trabalho. Ela entrou em modo de sobrevivência e me baseei em depoimentos de mulheres que viveram situações parecidas."

    Já no primeiro episódio da nova temporada, Joan lida com três homens ao tentar vender uma ideia de meia-calça para uma grande loja de departamentos. Depois de uma série de piadas sexuais, um deles dispara: "Você deveria estar no negócio de sutiãs!".

    "Senti-me desconfortável, mas é tudo verdade", conta ela. "Todas as mulheres passam por algo parecido. Eu mesma já estive em situações de trabalho com conversas com conotações sexuais." O criador da série, Matthew Weiner, completa: "Esses homens agora fazem a mesma coisa de forma escondida".

    Michael Yarish/AMC
    A atriz Christina Hendricks, que interpreta Joan Harris em Mad Men
    A atriz Christina Hendricks, que interpreta Joan Harris em Mad Men

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024