• Ilustrada

    Wednesday, 08-May-2024 03:42:24 -03

    'Relatos Selvagens' ganha alerta após queda de avião nos Alpes

    SYLVIA COLOMBO
    DE SÃO PAULO

    02/04/2015 02h50

    A semelhança entre a cena inicial da comédia noir argentina "Relatos Selvagens" e a tragédia do Airbus A320, que caiu nos Alpes franceses no último dia 24, levou cinemas norte-americanos e britânicos a incluírem um alerta nos cartazes do filme.

    "Temos de avisar que há uma cena que pode parecer incômoda", diz o alerta da cadeia de cinemas inglesa Curzon. "Esta é uma obra de ficção, quaisquer semelhanças com eventos reais são infelizes coincidências", resume o do BFI (British Film Institute).

    No episódio que abre o filme, um sujeito perturbado pelo bullying que sofreu durante toda a vida de ex-namoradas, professores e colegas embarca todos os desafetos num mesmo avião, tranca-se na cabine do piloto e o arremessa ao chão.

    Divulgação
    Cena do filme "Relatos Selvagens" que relata a queda de um avião, semelhante ao caso da Germanwings
    Cena do filme "Relatos Selvagens" que relata a queda de um avião, semelhante ao caso da Germanwings

    A ficção se parece muito com o que se supõe ter acontecido com o voo da Germanwings que ligava Barcelona a Düsseldorf. O copiloto, o alemão Andreas Lubitz, teria forçado a queda do avião após se trancar sozinho na cabine de pilotagem.

    Em Wolverhampton, cidade natal de um dos três britânicos mortos na tragédia, amigos e familiares pediram que a estreia do longa, marcada para a sexta (27), fosse adiada.

    "Apelamos ao senso comum, mas os produtores só estão pensando nos lucros", disse a balconista Josie Callow, ao jornal "Daily Mirror".

    Já no cinema Everyman, em Londres, apesar do aviso, ninguém desistiu da sessão.

    Indicado ao Oscar de 2015 na categoria de melhor filme estrangeiro, "Relatos Selvagens" recebeu críticas elogiosas da imprensa britânica.

    "Jornalistas do mundo inteiro estão me ligando, o diretor não quer comentar o assunto", disse à Folha a chefe de comunicação do diretor do longa, Damián Szifron.

    No dia da queda, o filme argentino já havia estreado na Alemanha e na Espanha, onde Lubitz esteve. Apesar das especulações de muitos internautas, porém, não se sabe se o copiloto chegou a assistir a "Relatos Selvagens".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024