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    Estilistas mergulham no Brasil à caça de referências para verão

    PEDRO DINIZ
    DE COLUNISTA DA FOLHA
    GIULIANA MESQUITA
    DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    15/04/2015 02h36

    Com a estagnação econômica e a curva crescente do dólar puxando o consumo de moda para baixo, os estilistas e as marcas da 39ª edição da São Paulo Fashion Week olham para o Brasil em busca de referências para o verão 2016.

    Oskar Metsavaht, estilista e dono da segunda grife a desfilar na terça-feira (14), a Osklen, avisou nos bastidores de sua apresentação que, a partir de agora, só usará tecidos produzidos no país.

    É claro que a alta do dólar colabora com o discurso a favor do produto nacional, mas a marca vai mais fundo nessa onda e imprime a cultura da tribo Ashaninka, do interior do Acre, em sua coleção –toda construída em linho, seda e algodão.

    Motivos étnicos estão em voga há um certo tempo, mas Metsavaht maximiza penas indígenas em uma calça e um vestido longilíneos.

    Looks "boxy", que olhados de frente são quadrados e revelam um grande decote nas lateral, completaram as propostas da grife carioca.

    Paula Raia também olhou mais para a cultura brasileira, em uma coleção que prioriza variações de cru aplicadas em vestidos longos e mídi de cintura marcada.

    "Mais do que a cor, esses tecidos não passaram por nenhum processo químico ou tecnológico", disse a estilista.

    Raia disse ter feito ainda um trabalho colaborativo com ONGs e grupos de artesanato para descobrir novas tramas. Até dez artesãos, segundo ela, trabalharam na mistura de trecê com cordas e texturas pontuais.

    Rendas e trançados feitos à mão foram o ponto de partida também para a coleção que comemorou os 30 anos da grife cearense Água de Coco.

    Vestidos que levaram mais de três meses para serem desenvolvidos, junto a comunidades do interior do Estado natal da grife, se misturavam à bem editada coleção de biquínis e maiôs com detalhes de renda branca.

    A estilista Liana Thomaz estampou folhagens nas peças de seu verão 2016 e flertou com o prêt-à-porter em peças de saída de banho.

    MARRAKECH

    Já a grife de jeanswear Ellus foi a Marrakech, no Marrocos, buscar inspiração para esta temporada.

    De lá, os estilistas Adriana Bozon e Rodolfo Souza trouxeram itens de prata e referências aos nômades do deserto do país.

    Não faltam elementos dourados, cordas de cortinas e outras referências à indumentária marroquina aplicada em peças ajustadas de jeans.

    Os homens, vestidos com algodão cru e barbados, como é comum na cultura muçulmana, serviram mais como acessório que como elemento de moda.

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