• Ilustrada

    Wednesday, 08-May-2024 21:18:55 -03

    Fendi foi pioneira ao usar pedaço de animal em bolsa

    PEDRO DINIZ
    DO ENVIADO A NOVA YORK

    17/04/2015 02h00

    A italiana Silvia Venturini Fendi faz parte da terceira geração de uma das famílias mais tradicionais de Roma, um clã que começou a Fendi como uma empresa familiar e artesanal e que detém o posto de ter sido o primeiro, na história da indústria de roupa, a fazer da pele de animal selvagem um item "fashion".

    "Ou você ama, ou odeia" diz a estilista, para responder se é ético usar bichos como adorno. "Respeito quem não usa. Mas, sinceramente, não vejo diferença entre comer carne e usar pele de animal", dispara ela, em entrevista realizada na nova loja da grife em Nova York.

    Fundada em 1925 pela avó de Silvia, Adele, a Fendi introduziu a mistura de tecidos com peles e novas lavagens nas peças. Também foi a primeira a usar um pedaço de animal em uma bolsa.

    A grife mantém toda a produção das roupas feitas com pele dentro de suas fábricas. Minks e raposas saem de países como EUA e Rússia, que têm grandes criações de bichos para o abate.

    O vaivém dos desfiles

    Na última coleção da Fendi, apresentada em Milão, o alemão Karl Lagerfeld seguiu à risca a herança da grife e misturou peles em peças de náilon, casacos esportivos e, claro, acessórios.

    Ao lado de Silvia Fendi na direção criativa da marca, Lagerfeld, que também é estilista da Chanel, está na grife há 50 anos e já se disse a favor do uso dos animais na moda.

    Mas, é preciso mesmo usar peles verdadeiras com tanta tecnologia têxtil à disposição? "Trata-se de um desejo primitivo. Há um fascínio que as peles exercem nas pessoas. Reis e rainhas sempre as usaram como símbolo de poder. Vestir algo selvagem tem a ver com desejo. O toque animal é indescritível", defende a estilista e empresária.

    Giuseppe Cacace/AFP
    Durante desfile da grife Fendi em Milão, modelo usa casaco de pele de raposa
    Durante desfile da grife Fendi em Milão, modelo usa casaco de pele de raposa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024