• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 14:26:46 -03

    Astrofísico Neil deGrasse estreia talk show que une ciência e celebridades

    GIULIANA VALLONE
    DE NOVA YORK

    19/04/2015 00h00

    Para o astrofísico Neil deGrasse Tyson, o universo é um lugar hilário. E, se ele não pode fazer com que as pessoas riam disso, obviamente está fazendo algo errado.

    É com essa premissa que Tyson estreia neste domingo (19) seu primeiro programa de TV no formato de "talk show", na NatGeo Brasil.

    "Ainda penso nisso como um experimento. Quero trazer a ciência para pessoas que ainda não descobriram que gostam disso e até para os que sabem que não gostam", diz em entrevista à Folha.

    National Geographic Channel/Scott Gries
    Neil deGrasse no set de seu talk show "Star Talk"
    Neil deGrasse no set de seu talk show "Star Talk"

    Essa tentativa de popularizar a ciência, e seu grande talento como comunicador, renderam a Tyson –diretor do planetário Hayden, em Nova York– o status de popstar nos EUA. E, com o novo programa, ele quer aproveitar isso para atrair nova audiência.

    "Star Talk - Falando com Estrelas" é inspirado em uma série de podcasts homônima produzida por ele. Na TV, a primeira temporada terá dez episódios de uma hora.

    "Quero reverter o modelo do programa sobre ciência, em que o jornalista entrevista um cientista a cada semana", afirma. "Sou o cientista e o apresentador, e o convidado quase nunca vai ser um cientista. Vamos falar sobre como a ciência influencia suas vidas." O programa também terá sempre a participação de um comediante.

    Nos EUA, o semanal vai competir com os clássicos do fim de noite da TV americana, como "The Daily Show", do humorista Jon Stewart. Mas Tyson nega que queira entrar na corrida pela audiência.

    "Quando o programa foi anunciado, as pessoas piraram, como se eu estivesse me acotovelando com os outros para conseguir um espaço."

    "Mas não é nada disso. Não seremos levados pelos acontecimentos diários, mas sim por uma mistura de cultura pop, ciência e comédia."

    Entre os convidados das próximas semanas estão o ator George Takei, o Sulu de "Jornadas nas Estrelas", o diretor de "Interestelar", Christopher Nolan, e o cofundador do Twitter, Biz Stone.

    QUE VENHA OBAMA

    E, com a segunda temporada já encomendada pelo canal, Tyson sonha alto com os próximos entrevistados.

    "Eu quero trazer o presidente [Barack] Obama para o show. Seria ótimo falar com ele sobre ciência, estou cansado de ouvir sobre o Oriente Médio ou o embargo do petróleo", diz o astrofísico.

    A aproximação das eleições presidenciais de 2016 nos EUA também tornaria interessante a presença dos candidatos no "Star Talk", afirma.

    Mas e se for Ted Cruz, o senador republicano que nega o aquecimento global? "Adoraria tê-lo no programa. Diria a ele: 'Essa é uma verdade urgente trazida a você por cientistas. Vá discutir suas visões republicanas a respeito disso, não debata a ciência, isso não é uma democracia'."

    "Acho que no final eu acabaria estapeando ele enquanto gritaria: o que você está fazendo?", diverte-se.

    NA TV
    Star Talk
    Estreia do programa
    Dom. (19), às 21h15, na NatGeo Brasil

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024