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    Fãs pagam até R$ 1.500 por autógrafos com astros da série 'Star Wars'

    RODRIGO SALEM
    DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE ANAHEIM (EUA)

    22/04/2015 02h15

    Nenhum outro filme ressalta tão bem a palavra "indústria" na expressão "indústria cinematográfica" quanto "Star Wars" (1977), início de uma saga espacial campeã de bilheteria.

    Agora, com a franquia nas mãos da Disney e com a estreia em dezembro do sétimo longa da série criada por George Lucas, a máquina deve alcançar números ainda mais impressionantes.

    Uma demonstração desse poder ocorreu na Star Wars Celebration, uma convenção em Anaheim, grande Los Angeles, realizada entre quinta (16) e domingo (19).

    Ela atraiu cerca de 100 mil pessoas e teve os ingressos esgotados em poucas horas, mesmo os valores variando entre US$ 60 (R$ 183) por um dia a US$ 140 (R$ 426) –havia entradas VIPs por US$ 450 (R$ 1.370), que davam direito a passagens mais rápidas pelas filas quilométricas.

    Parte do salão de exibições do local era reservado para a "zona de autógrafos".

    Xinhua/Tish Wells/TNS/Zumapress

    É uma fábrica de dinheiro: o fã primeiramente vai a um quiosque informatizado e compra seu "ingresso de autógrafo", que dá direito a um lugar na fila para pegar a assinatura do seu ator preferido de "Star Wars" – só não valia Harrison Ford, o Han Solo, que se recupera de um acidente de avião sofrido em março e não foi ao evento.

    Se o fã de Luke Skywalker quiser um rabisco do ator Mark Hamill, ele precisará desembolsar US$ 125 (R$ 380) e aguardar sua vez, o que pode acontecer apenas no dia seguinte. No terceiro dia do evento, Hamill já havia atendido mais de 7.000 pessoas.

    Quem prefere o lado negro da Força e deseja o autógrafo do Imperador Palpatine (Ian McDiarmid) terá de gastar US$ 90 (R$ 272).A princesa Leia (Carrie Fisher) e Chewbacca (Peter Mayhew) valiam US$ 70 (R$ 213) e US$ 50 (R$ 152), respectivamente.

    Alguns fãs chegavam a gastar até US$ 500 (R$ 1.513) preenchendo pôsteres com assinaturas. "Viajei da Filadélfia para o encontro e não sei se terei outra oportunidade", disse Chris Esteves, que não pensa em vender o cartaz. "Vai ficar para meus filhos."

    Outra alternativa para um lucro extra eram as "oportunidades de fotos". O esquema era parecido: o fã comprava um ingresso e ganhava um horário para tirar uma foto.

    Os preços variavam de US$ 33 (R$ 100) a US$ 108 (R$ 328) por foto. Por uns dólares a mais, dava para reunir dois de uma só vez. Por exemplo, ao custo de US$ 211 (R$ 640), você poderia posar ao lado de Hamill e Fisher.

    Darren, que veio de Miami, queria fazer isso para pedir a namorada em casamento. "Mas não tinha dinheiro suficiente", disse para uma multidão ao mostrar sua foto "apenas" com Mark Hamill entre ele (de joelhos) e a noiva.

    A convenção não revela como os valores são repartidos, mas a prática comum é que todo o dinheiro angariado em autógrafos vá para o artista.

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