• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 19:54:39 -03

    'Malhação' completa 20 anos no ar incorporando internet à velha receita

    FERNANDA REIS
    DE SÃO PAULO

    24/04/2015 02h29

    "Malhação" está deixando a adolescência e adentrando a idade adulta. Pelo menos em termos: seus bem comportados jovens protagonistas ainda não trocaram o suco e o sanduíche natural pela cerveja, mas nesta sexta-feira (24) a trama completa 20 anos.

    Da novela original, a produção guarda pouco. Passaram pela trama da Globo dezenas de casais, a academia virou escola e Lulu Santos foi trocado por Pitty na música de abertura (com uma popular passagem do Charlie Brown Jr. no meio do caminho).

    O nome e o espírito, porém, continuam. Novela mais longeva no ar, "Malhação" —que revelou, por exemplo, Sophie Charlotte e Nathalia Dill, mocinhas das tramas das 21h e das 19h respectivamente— continua apostando em atores com pouca ou nenhuma experiência em TV e tramas leves.

    João Cotta/Divulgação/TV Globo
    Rafael Vitti e Isabella Santoni, o casal Pedro e Karina da "Malhação"
    Rafael Vitti e Isabella Santoni, o casal Pedro e Karina da "Malhação"

    A atual temporada, de certa forma, voltou às origens, colocando novamente a malhação em si sob os holofotes. No caso, tem como um dos principais cenários uma academia de artes marciais.

    Coincidência ou não, a novela cresceu em audiência neste ano. No ano passado, especulou-se que a trama poderia sair do ar, devido aos resultados abaixo do esperado.

    Já em março deste ano, a temporada que chegou a marcar 10 pontos teve um recorde mensal de audiência, chegando aos 16. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo. Como comparação, a novela das 21h, "Babilônia", tem ficado na casa dos 20 pontos.

    GATO E RATO

    Uma das razões para os bons resultados é a química dos protagonistas, o músico Pedro (Rafael Vitti) e a lutadora Karina (Isabella Santoni) -apelidado de casal Perina nas redes sociais-, cujos intérpretes assumiram o namoro fora da tela neste mês.

    Para Santoni, 19, que estreia na TV, são as diferenças entre os dois que atiçam o público. "Acho lindo os dois serem tão opostos e complementares. É aquela velha história dos opostos que se atraem", afirma a atriz.

    O também estreante Vitti, 19, dá uma explicação mais romântica. "Como um humilde poeta, digo que o amor toca e inspira as pessoas. Perina é só amor e nada mais", ri.

    Rosane Svartman, uma das autoras da trama, diz que a inspiração para Perina foi o briguento casal Catarina e Petruchio, vivido por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis em "O Cravo e a Rosa" (2000). "É uma homenagem, numa releitura mais atual. O contraste faz um casal bacana", diz.

    A equipe de autores, completada por Paulo Halm e Marcio Wilson, também tem aproveitado as redes sociais, inexistentes em 1995, para aumentar o alcance da novela.

    "As redes, mídias e plataformas dão oportunidade de comunicação com o jovem. Pensamos em como trabalhar com a internet, o que acrescentar ao episódio na web e nas redes sociais", diz Svartman. "É também um desafio não pensar só no programa."

    Na última semana, dois capítulos da "Malhação" entraram na lista de dez programas mais comentados no Twitter durante sua exibição segundo o Ibope. Na sexta, por exemplo, enquanto o capítulo ia ao ar, posts relacionados à novela foram visualizados 1,5 milhão de vezes.

    Para a autora, o universo adolescente continua rendendo décadas depois porque "a cada geração há novas histórias, primeiras vezes e experimentações". "A 'Malhação' se reinventa porque mantém esse diálogo entre gerações", diz Paulo Halm.

    Nathalia Dill, que teve seu primeiro papel de destaque no folhetim em 2007, segue linha parecida. "A 'Malhação' está sempre se reciclando, com gente nova. Esse espaço é muito importante para aparecerem pessoas novas que possam mostrar trabalho. Todo ano se renova."

    "O formato não é estático. Existe uma tentativa de buscar a linguagem do jovem naquele momento, com assuntos que interessam para eles", afirma o ator Thiago Lacerda, que estreou na trama em 1997.

    NA TV
    Malhação
    Novela
    QUANDO de segunda a sexta, por volta das 17h30, na Globo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024