• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 07:43:46 -03

    Califórnia honra rapper Kendrick Lamar como 'ícone de uma geração'

    DE SÃO PAULO

    13/05/2015 12h10

    O impacto do último álbum do californiano Kendrick Lamar, "To Pimp a Butterfly", foi grande. Lançado em março, o disco foi celebrado como um marco do hip-hop contemporâneo quebrou o recorde do serviço de streaming Spotify por dois dias seguidos, com quase 20 milhões de reproduções.

    A importância do discurso de Lamar, que expõe as tensões sociais dos EUA em suas músicas, foi agora reconhecida pelo senado da Califórnia. A entidade honrou o rapper com o título de "Ícone de Uma Geração" por sua contribuição artística e social. O músico recebeu um diploma das mãos do senador Isadore Hall III, representante de Compton, a cidade de Lamar.

    Frederic J. Brown/AFP
    Kendrick Lamar cerimônia do Grammy, em 2014
    Kendrick Lamar cerimônia do Grammy, em 2014

    "Em menos de dez anos, Kendrick Lamar deixou de ser apenas um músico local de Compton para se transformar em um artista platinado, duas vezes vencedor do Grammy e parte das listas de [mais vendidos] da Billboard. Algo incrível para um jovem de 27 anos, que ainda é um rosto familiar em sua vizinhança", declarou o senador, que destacou os projetos solidários encampados pelo rapper em sua cidade.

    Ao receber a honraria, Lamar disse se sentir emocionado com a cerimônia e que suas ações sociais – como uma ONG que promove o esporte entre os jovens de sua comunidade – são apenas uma maneira de devolver as oportunidades que teve. "Quero que os jovens me olhem com uma inspiração."

    Veja, abaixo, a cerimônia no senado californiano (em inglês):

    senado

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024