• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 01:09:33 -03

    Sorrentino homenageia 'napolitano' Maradona em filme exibido em Cannes

    DA AFP

    20/05/2015 12h35

    Reprodução
    Sósia de Diego Maradona em "Youth", de Paolo Sorrentino
    Sósia de Diego Maradona em "Youth", de Paolo Sorrentino

    Após dedicar o Oscar por "A Grande Beleza", em 2014, a Diego Maradona, o diretor Paolo Sorrentino criou um personagem inspirado no jogador de futebol argentino em seu filme "Youth".

    O sósia de Maradona aparece em diversas cenas do longa sobre a passagem do tempo, aclamado nesta quarta-feira (20) em sua exibição no Festival de Cannes.

    Protagonizado Michael Caine, Jane Fonda e Harvey Keitel, "Youth" é ambientado em um spa nos alpes suíços, onde os três se hospedam em uma pousada de luxo durante o verão. Entre os hóspedes está um ex-craque do futebol sul-americano que ninguém chama pelo nome, mas facilmente reconhecível pelo espectador.

    Divulgação
    Cena do filme "Youth", do diretor Paolo Sorrentino
    Cena do filme "Youth", do diretor Paolo Sorrentino

    Muitos quilos acima do peso ideal e com sinais de insuficiência respiratória, cabelo negro encaracolado, brinco na orelha e uma enorme tatuagem nas costas – não de Che Guevara, mas de Marx – o sósia de Maradona é uma cópia fiel do verdadeiro Dieguito.

    Sua imagem não é mais caricatural que a do próprio jogador na vida real, e foi concebida sem ridicularizações, quase com ternura, por Paolo Sorrentino. O diretor nasceu em Nápoles, a cidade que ainda venera Maradona como um deus desde suas conquistas nos gramados nos anos 1980.

    E, para que não restem dúvidas, quando o ídolo sul-americano comenta com seus vizinhos de piscina que é surdo, os outros responde: "O mundo inteiro sabe que você é surdo". Em outro momento, o sósia aparece revivendo, como em um sonho, as glórias da camisa "10", dominando no ar com a esquerda uma bola de tênis.

    "Quem tem uma paixão na vida permanece jovem para sempre", resumiu Jane Fonda em Cannes, ao comentar para a imprensa a presença do jogador no filme. E, claro, o significado geral de "Youth", que disputa a Palma de Ouro em Cannes.

    Veja, abaixo, o trailer do filme (em inglês)

    youth

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024