• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 15:24:00 -03

    Grupo de teatro recria transmissão de rádio que causou pânico nos EUA

    GUSTAVO FIORATTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    29/05/2015 11h52

    Em 1938, os americanos confiavam mais na mídia. Ficou conhecido o episódio em que uma transmissão radiofônica dirigida pelo cineasta Orson Welles (1915-1985) com base no livro "A Guerra dos Mundos", de Herbert George Wells (1866-1946), causou pânico nos ouvintes.

    O programa simulou a invasão da Terra por ETs assassinos, com narrações ficcionais caracterizadas como jornalismo ao vivo.

    Dentro de uma série de atividades que comemoram os cem anos de Welles, uma performance vai, neste sábado (30), recuperar o roteiro adaptado de "A Guerra dos Mundos" para criar uma experiência que também mistura realidade e ficção.

    Melhor não contar muito sobre essa sessão cheia de surpresas, mas o grupo Teatro da Peste adianta que o trabalho se decalca no desespero e no consequente caos urbano imaginado por Wells em 1898 (ano da publicação do livro).

    Divulgação
    O cineasta norte-americano Orson Welles nos estúdios da rádio CBS, em 1938, lendo um trecho do romance "A Guerra dos Mundos", de H.G. Wells
    Orson Welles nos estúdios da rádio CBS, em 1938, lendo um trecho de 'A Guerra dos Mundos'

    A apresentação ocorre na Casa Guilherme de Almeida, onde um grupo de atores inicia a peça esperando ainda que outros cinco intérpretes cheguem ao teatro. Eles estão em pontos diversos da cidade (na Sé, em Pinheiros, na Barra Funda etc.) e, enquanto se deslocam rumo à sala de apresentação, que fica no Pacaembu, vão descrevendo, ao vivo, detalhes de seus trajetos, daquilo que se interpõe no caminho, com transmissões em vídeos criados a partir de aparelhos celulares.

    Surpresas à parte, a sinopse que o grupo publicou na página do Facebook para o evento fala em "raios inexplicáveis, meteoros, mortes".

    Segundo uma das atrizes, Júlia Burnier, que assina a direção com Eduardo Azevedo, existe um roteiro pré-definido para todos os intérpretes durante a sessão, mas a história fica sujeita a intervenções diversas da própria metrópole.

    Houve, por exemplo, a situação criada com a aproximação de um policial a uma das atrizes, em uma linha do metrô, durante um ensaio. "Ele pensou que ela ia se matar, acho. Foi lá para perguntar se estava tudo bem, e ela não interrompeu o percurso, acabou usando aquilo dentro do trabalho", conta Burnier.

    De natureza caótica, o espetáculo usa integralmente o roteiro dirigido por Welles na transmissão radiofônica de 1938. As falas gravadas previamente em estúdio serão intercaladas durante a performance ao vivo. No dia 20 de junho, o grupo tem programada nova sessão na Biblioteca Viriato Correa, na Vila Mariana.

    GUERRA DOS MUNDOS
    ONDE Casa Guilherme de Almeida; r. Cardoso de Almeida, 1943, Pacaembu, tel. (11) 3673-1883.
    QUANDO sáb. (30), às 15h30
    QUANTO grátis
    CLASSIFICAÇÃO 12 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024